Três portugueses entre os 20 jogadores mais valiosos
Portugal conta com três representantes na lista dos 20 jogadores mais valiosos que alinham em equipas das cinco principais ligas europeias. E são cinco os atletas nacionais no Top 100.
1.º Kylian Mbappé

2.º Raheem Sterling

3.º Jadon Sancho

4.º Trent Alexander-Arnold

5.º Marcus Rashford

6.º Mohammed Salah

7.º Sadio Mané

8.º Antoine Griezmann

9.º Alphonso Davies

10.º Harry Kane

11.º Roberto Firmino

12.º Bernardo Silva

13.º Gabriel Jesus

14.º João Félix

15.º Erling Haland

16.º Serge Gnabry

17.º Bruno Fernandes

18.º Matthijs de Ligt

19.º Mason Mount

20.º Frenkie de Jong

70.º Cristiano Ronaldo

92.º Rúben Neves

São três os jogadores portugueses que integram a lista dos 20 jogadores mais valiosos que alinham em equipas das chamadas "Big 5", as cinco principais ligas europeias – Premier League, La Liga, Serie A, Bundesliga e Ligue 1 – de acordo com um relatório divulgado esta semana pelo Centro Internacional de Estudos Desportivos (CIES).
O estudo calcula o valor de mercado dos jogadores com base em diversos fatores, incluindo a idade, o prazo até ao final do atual contrato, a nacionalidade e os potenciais clubes interessados. O Top 10 tem um valor total de mercado de 1.629,1 milhões de euros.
O jogador mais valioso é o avançado francês Kylian Mbappé, do PSG, com um valor de mercado de 259,2 milhões de euros, deixando a uma distância considerável o inglês Raheem Sterling, do Manchester City, avaliado em 194,7 milhões de euros. O jovem inglês Jadon Sancho, do Borussia Dortmund, fecha o pódio, com uma avaliação de 179,1 milhões de euros.
No top 10 constam cinco jogadores ingleses e o clube mais representado é o Liverpool, com três atletas
Bernardo Silva, do Manchester City, é o português mais cotado, ocupando a 12.ª posição, com um valor de 115 milhões de euros. João Félix, que se transferiu do Benfica para o Atlético de Madrid por 120 milhões, surge duas posições abaixo, com uma avaliação de 107,9 milhões de euros.
Ainda no Top 20, no 17.º lugar, encontra-se Bruno Fernandes, que trocou Alvalade por Old Trafford em janeiro, com uma cotação de 104,9 milhões de euros. O ex-"leão" é o médio mais valioso, sendo que os lugares cimeiros são dominados por avançados, constando apenas dois defesas no Top 10: o inglês Trent Alexander-Arnold (Liverpool), no quarto posto e com uma avaliação de 171,1 milhões de euros, e o canadiano Alphonso Davies (Bayern Munique), na nona posição e com um valor de 133,5 milhões de euros.
Entre os 100 jogadores mais valiosos constam ainda mais dois jogadores portugueses: Cristiano Ronaldo (Juventus), na 70.ª posição com um valor de mercado de 62,8 milhões de euros, e Rúben Neves (Wolverhampton Wolves), no 92.º lugar e uma avaliação de 50 milhões. Aos 35 anos, CR7 é o jogador mais velho no Top 100.
Já Lionel Messi, de 32 anos, é o único "trintão" acima dos 100 milhões de euros. O argentino ocupa o 22.º lugar, com uma valorização de 100,1 milhões.
Considerando o Top 100, Manchester City, Liverpool, Manchester United, Real Madrid, Bayern Munique e Tottenham incluem sete jogadores cada. O Barcelona conta com seis atletas, enquanto Borussia Dortmund, Atlético de Madrid e Chelsea têm cinco jogadores.
Mais lidas