Coala não acertou uma e foi despedido do Euro
Lembra-se daquele polvo que adivinhava os resultados do Mundial de 2010? Era o Paulo. Ganhou fama ao prever correctamente as selecções vencedoras, primeiro no Euro 2008, depois no campeonato do mundo da África do Sul. Faleceu pouco depois, mas a ele têm-se seguido uma série de outros animais com poderes especiais. Nem todos, contudo, com grande carreira.
PUB
No Euro 2012 as atenções viraram-se para um elefante, um porco e também para um lontra. Tanto a Emma, como a Nelly, e as lontras Ferret e Mörmel tiveram os seus cinco minutos de fama, mas em 2014, no Brasil, já os holofotes estavam em dois pinguins, duas araras e dois burros miniatura.
Neste Euro de França, a saga dos animais dotados de capacidade preditivas continua. É um entretém, é certo, que ajuda a alimentar a expectativa quanto a quem ganha e quem perde em períodos em que a competição, em si, dá descanso ao coração dos adeptos.
PUB
Nos convocados para este campeonato, há uma repetição na fase final: a Nelly, o elefante do Euro 2012, continua a rematar para o vencedor de cada jogo em 2016. Mas a ele junta-se também um leão-marinho, o Watson, que já vinha praticando o talento desde o Mundial. E depois há um coala.
O Oobi-Ooobi, nome que faz lembrar o Obi-Wan Kenobi da Guerra das Estrelas, vive em Leipzig , na Alemanha, e ganhou protagonismo ao prever algumas vitórias da selecção da sua nação no acesso à fase final da competição. Arrancou mal o campeonato ao prever um empate da Alemanha com a Ucrânia (o resultado foi um dois a zero para a equipa de Joachim Löw). E as coisas não têm melhorado.
Ainda que tenha previsto que a selecção alemã vá longe neste Euro, falhou também o segundo resultado (empate contra a Polónia) e nem sequer se atreveu a fazer uma previsão para o terceiro e último jogo da fase de grupos em que a Alemanha bateu a Irlanda do Norte. Resultado? Foi despedido. O coala alemão não mostrou ter tentáculo para a coisa.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Mundial África do Sul Emma Nelly Brasil França Watson Obi-Wan Kenobi Guerra das Estrelas desporto futebolMais lidas
O Negócios recomenda