Mundial 2018: FIFA sofre para arranjar patrocinadores

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) tem enfrentado cada vez mais dificuldades em cativar patrocinadores para os eventos que organiza, nomeadamente o Campeonato do Mundo de Futebol, que decorre de quatro em quatro anos.
Pedro Curvelo 14 de Junho de 2018 às 08:25

Os escândalos de corrupção que levaram à demissão do presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, em 2015, deixaram marcas profundas na imagem da organização máxima do futebol mundial, considera o director executivo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), Daniel Sá, em declarações ao Negócios. "Há mesmo quem diga que foram alguns dos principais patrocinadores da FIFA a impor as demissões de vários dirigentes", acrescenta o responsável.

PUB

400

milhões de euros

PUB

É a perda de receitas estimada devido à ausência dos Estados Unidos e Itália do lote de 32 selecções presentes no Mundial.

Há ainda outro factor a pesar na obtenção de patrocínios: a ausência de países como os EUA, que representam quase 30% do mercado publicitário mundial, Itália, Holanda e Chile. "Só a ausência dos EUA e Itália estima-se que reduza as receitas do Mundial em cerca de 400 milhões de euros", sublinha Daniel Sá. A FIFA pretendia alcançar um total de 34 patrocinadores para o evento, mas apenas conseguiu 19.

PUB

A verdade é que, face ao Mundial de 2014, no Brasil, a FIFA perdeu alguns dos seus tradicionais patrocinadores, incluindo a Sony, a Emirates, a Johnson & Johnson e a Continental, tendo, contudo, captado alguns novos patrocinadores como a russa Gazprom, a Qatar Airways e várias empresas chinesas, casos da Wanda, Vivo, Hisense e Mingniu. O Mundial 2018 representou um investimento da Rússia no valor de 9,19 mil milhões de euros , segundo o orçamento oficial, um valor inferior aos 18.061 milhões de euros gastos pelo Brasil para o Mundial anterior, mas os valores da Rússia não incluem alguns projectos na área dos transportes realizados devido ao evento.

Ainda assim, a FIFA deverá facturar mais de cinco mil milhões de euros no ciclo comercial associado ao Mundial na Rússia (2015 a 2018), superando os 4,8 mil milhões de euros que havia estimado.

PUB

PUB

5.000

milhões de euros

PUB

É quanto a FIFA deve facturar no ciclo de quatro anos associados ao Mundial 2018. 

9.190

PUB

milhões de euros

Foi quanto as autoridades russas investiram na organização do Mundial. 

PUB

19

patrocinadores

PUB

A FIFA pretendia alcançar os 34 patrocinadores, mas apenas conseguiu atingir os 19. 

194,2

milhões de euros

PUB

É o valor da marca Mundial de Futebol, segundo dados publicados pela revista Forbes.  

Saber mais sobre...
Saber mais mundial 2018 fifa rússia patrocinadores blatter
Pub
Pub
Pub