Mundial 2018: FIFA sofre para arranjar patrocinadores
Os escândalos de corrupção que levaram à demissão do presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, em 2015, deixaram marcas profundas na imagem da organização máxima do futebol mundial, considera o director executivo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), Daniel Sá, em declarações ao Negócios. "Há mesmo quem diga que foram alguns dos principais patrocinadores da FIFA a impor as demissões de vários dirigentes", acrescenta o responsável.
PUB
400
milhões de euros
PUB
É a perda de receitas estimada devido à ausência dos Estados Unidos e Itália do lote de 32 selecções presentes no Mundial.
Há ainda outro factor a pesar na obtenção de patrocínios: a ausência de países como os EUA, que representam quase 30% do mercado publicitário mundial, Itália, Holanda e Chile. "Só a ausência dos EUA e Itália estima-se que reduza as receitas do Mundial em cerca de 400 milhões de euros", sublinha Daniel Sá. A FIFA pretendia alcançar um total de 34 patrocinadores para o evento, mas apenas conseguiu 19.
PUB
A verdade é que, face ao Mundial de 2014, no Brasil, a FIFA perdeu alguns dos seus tradicionais patrocinadores, incluindo a Sony, a Emirates, a Johnson & Johnson e a Continental, tendo, contudo, captado alguns novos patrocinadores como a russa Gazprom, a Qatar Airways e várias empresas chinesas, casos da Wanda, Vivo, Hisense e Mingniu. O Mundial 2018 representou um investimento da Rússia no valor de 9,19 mil milhões de euros , segundo o orçamento oficial, um valor inferior aos 18.061 milhões de euros gastos pelo Brasil para o Mundial anterior, mas os valores da Rússia não incluem alguns projectos na área dos transportes realizados devido ao evento.
Ainda assim, a FIFA deverá facturar mais de cinco mil milhões de euros no ciclo comercial associado ao Mundial na Rússia (2015 a 2018), superando os 4,8 mil milhões de euros que havia estimado.
PUB
PUB
5.000
milhões de euros
PUB
É quanto a FIFA deve facturar no ciclo de quatro anos associados ao Mundial 2018.
9.190
PUB
milhões de euros
Foi quanto as autoridades russas investiram na organização do Mundial.
PUB
19
patrocinadores
PUB
A FIFA pretendia alcançar os 34 patrocinadores, mas apenas conseguiu atingir os 19.
194,2
milhões de euros
PUB
É o valor da marca Mundial de Futebol, segundo dados publicados pela revista Forbes.
Mais lidas
O Negócios recomenda