Berlusconi dá direitos de imagem do Coliseu de Roma à Tod’s
A marca de sapatos italiana firmou um contrato pelo qual pagará os 25 milhões de euros do custo de restauro do monumento, ganhando direitos de imagem no Coliseu por 15 anos.
O empresário Diego della Valle, dono da marca de sapatos Tod’s, assegurou, durante os próximos 15 anos, os direitos de imagem exclusivos do Coliseu de Roma, comprometendo-se, em contrapartida, a pagar os 25 milhões de euros que custarão os trabalhos de restauro do monumento italiano.
O contrato foi firmado já em Janeiro, mas o seu conteúdo foi mantido em segredo. Um sindicato italiano manifestou-se entretanto contra esse acordo entre o Governo e o empresário, lembrando que impedirá pelo menos durante 15 anos o Estado de “decidir livremente sobre o uso e a imagem do monumento”.
“Não estamos contra os promotores privados mas sim contra as concessões estatais a baixo preço”, comentou um dirigente sindical, citado pelo “El País”, jornal espanhol concorrente do “El Mundo”, a que Diego della Valle está ligado como sócio da empresa RCS (que também detém o italiano “Corriere della Sera”).
Com o contrato a Tod’s irá gerir o aluguer de espaços, poderá deixar a sua marca nas entradas do Coliseu de Roma e nos andaimes das obras e criar um centro de serviços na área arqueológica.
Por seu lado, a Tod’s sustenta o direito a beneficiar do investimento. “Uma empresa cotada em bolsa que investe 25 milhões de euros para restaurar um monumento deve explicar aos seus accionistas esse comportamento. Seria absurdo que a Tod’s não tivesse os direitos exclusivos enquanto durem as obras”, nota a empresa, citada pelo “El País”.
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