pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Empresas nasceram ao ritmo mais elevado dos últimos 20 anos

A criação de empresas está a crescer e as insolvências a cair. Trata-se de uma mudança ao que se vinha a verificar nos últimos anos.

Norte é a região com maior crescimento.
Norte é a região com maior crescimento.
12:55

Há cada vez mais empresas a serem criadas em Portugal. Até outubro foram registadas 45.273 novas empresas em território nacional, significando um aumento de 3,7% face ao período homólogo, o equivalente a 1.636 constituições. Os dados do Informa DB adiantam que este é o registo mais elevado dos últimos 20 anos. 

A criação de empresas verifica-se em dois terços dos setores de atividade e em quase todas as regiões. As atividades imobiliárias viram nascer 1.025 empresas entre janeiro e outubro, num salto de 23%, enquanto foram criadas 805 empresas de construções e 391 de serviços empresariais. 

Contudo, os transportes apresentam a maior descida no âmbito da criação de empresas, verificando-se uma quebra de 12% nas novas constituições, sendo este um "recuo que ocorre há mais de um ano, depois de vários anos de forte crescimento". O retalho apresenta uma queda de 7,1%, os serviços gerais de 1,8%, enquanto o setor de energias e ambiente recuou 26%, numa taxa de decréscimo que tem um impacto pouco expressivo no indicador global, dado que se trata de menos 49 constituições. 

"O aumento das constituições neste período é transversal a quase todo o país, sendo o Algarve a única região a registar uma descida (-1,3%), ainda que ligeira, sobretudo na criação de novas empresas de transportes", indica o Informa DB. O Norte registou a criação de 14.200 empresa, sendo este o maior crescimento em comparação com o período homólogo, na ordem dos 5%.

Insolvências e encerramentos recuam

Até outubro, um total de 9.622 empresas encerraram portas em Portugal, representando uma descida face a igual período do ano passado. O mesmo acontece quando analisados os últimos 12 meses.

"No acumulado dos últimos 12 meses, desde novembro de 2024 até final de outubro de 2025, encerraram 13.701 empresas em Portugal, um registo 13% abaixo dos 12 meses anteriores (-2.102 encerramentos). A análise no acumulado dos últimos 12 meses, minimiza o desfasamento temporal que se verifica entre a data efetiva de dissolução da empresa e a data da respetiva publicação, procurando leituras mais fidedignas de tendências", sustenta o Informa DB. 

O número de empresas em processo de insolvências também caiu, na ordem dos 4,3%. Entre janeiro e outubro, 1.676 empresas deram entrada do processo de insolvência, menos 16 do que no período homólogo, e significando um alívio após dois anos de aumentos consecutivos. 

O Informa DB aponta que a descida aconteceu em metade dos setores de atividade, embora concentrada no setor das indústrias (-26%), especialmente nas indústrias de têxtil e moda (-35%), que continuam a ser a atividade com o maior número de insolvências. Os serviços empresariais (+9,9%) e os transportes (+7%) apresentam um crescimento das insolvências até outubro.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio