Estoril volta a receber conferência de transição energética da CPLP
Aproveitando a reunião dos ministros lusófonos de energia no Estoril, o governo de São Tomé e Príncipe reúne os líderes para conversas sobre a cooperação dos Estados-membros.
A transição energética da lusofonia vai voltar a ser discutida nos próximos dias 27 e 28 de maio no Centro de Congressos do Estoril, 10 anos após a primeira edição. Nesta segunda conferência será discutida a cooperação e promoção de parcerias e investimentos na transição energética da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A sessão é promovida pelo governo de São Tomé e Príncipe, que atualmente detém a presidência da CPLP e conta com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e de Energia português.
O tema "Impulsionando uma Transição Energética Resiliente, Sustentável e Inclusiva para a CPLP" vai juntar governantes, empresários, financiadores, reguladores e empresários dos nove países da comunidade. O evento acontece também à margem da terceira reunião de ministros da energia da CPLP.
A conferência "será uma plataforma regional de discussão dos desafios que os Estados-membros enfrentam para o financiamento das suas transições energéticas, da descarbonização da economia e fortalecimento da sua resiliência climática, e de debate de estratégias de cooperação e de parcerias que contribuam para acelerar esta jornada", diz Nelson Cardoso, ministro das Infraestruturas e Recursos Naturais de São Tomé e Príncipe, citado em comunicado.
No evento serão discutidos temas como a cooperação diplomática, ténica e económica entre os diversos países, o papel da regulação e a promoção e adoção de políticas e práticas sustentáveis.
Mais lidas