Empresas Fitch reduz "rating" da Anglo American para “lixo”

Fitch reduz "rating" da Anglo American para “lixo”

Para fazer face aos fracos resultados, a Anglo American anunciou um plano de venda de activos no valor de 6 mil milhões de dólares (5,4 mil milhões de euros). A estratégia não convenceu a Fitch.
Fitch reduz "rating" da Anglo American para “lixo”
Bloomberg
Inês F. Alves 17 de fevereiro de 2016 às 13:20

O "rating" da gigante no sector da exploração de minérios, a Anglo American, foi reduzido de BBB- para BB+, informou a Fitch em comunicado, justificando a decisão de colocar a notação em "lixo" com dúvidas as sobre o sucesso do plano de reestruturação da empresa.

Ao passar de BBB- para BB+, o "rating" caiu para um nível em que o investimento é considerado especulativo.

"A perspectiva negativa reflecte, em primeiro lugar, um elevado grau de incerteza em relação ao sucesso dos planos de reestruturação do grupo", refere o comunicado da Fitch, citado pela Bloomberg.

A descida da notação tem lugar depois de a empresa anunciar uma quebra da sua actividade – o que levou as acções a afundarem mais de 6% na sessão de ontem, 16 de Fevereiro - e um plano para alienar activos no valor de 6 mil milhões de dólares (5,4 mil milhões de euros).

A Anglo American estima que os resultados correntes tenham caído 63% em 2015 para 827 milhões de dólares (741 milhões de euros). As vendas referentes ao último ano fiscal caíram 26% para 23 mil milhões de dólares (cerca de 20,5 mil milhões de euros). Contabilisticamente, a empresa apurou prejuízos de 5,624 mil milhões de dólares (5 mil milhões de euros), duplicando o valor face ao ano anterior.

Além da expansão do programa de venda de activos, a empresa anunciou também que quer voltar a pagar dividendos, mas que "o conselho de administração pretende pôr em prática uma política de rácios de pagamentos para fornecer flexibilidade ao longo do ciclo e clareza para os accionistas".

A Anglo detém minas em todo o mundo, actuando em várias áreas, desde a exploração de diamantes até aos minérios de ferro, passando pelo níquel e o carvão.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI