pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Escolha o Jornal de Negócios como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

Governo aprova resolução que determina que ANA execute investimentos no aeroporto de Lisboa

Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, diz que o ritmo a que têm sido feitos os investimentos no Aeroporto Humberto Delgado tem sido "inferior àquele que estava previsto".

aeroporto de Lisboa
aeroporto de Lisboa Rafael Marchante /Reuters
07 de Dezembro de 2023 às 16:02

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, um diploma que determina à ANA que execute investimentos no Aeroporto Humberto Delgado que, segundo o Governo, têm sido "inferiores" ao previsto, para mitigar os "constrangimentos operacionais".

"Foi aprovada uma resolução do Conselho de Ministros que determina à concessionária dos aeroportos em Portugal - a ANA -  a execução de um conjunto de investimentos no Aeroporto Humberto Delgado que, como é sabido, tem fortes constrangimentos operacionais e ao conforto dos passageiros que por lá têm de passar. Também é sabido que, desde que este contrato de concessão começou a ser executado, tem tido um crescimento de tráfego e de procura bastante superior ao inicialmente previsto. E, apesar disso, o ritmo a que têm sido feitos os investimentos no Aeroporto Humberto Delgado tem sido inferior àquele que estava previsto", afirmou o secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, no "briefing" do último Conselho de Ministros deste governo, que entra em gestão na sexta-feira.

Segundo Francisco Frederico, "o regulador do setor, em particular a ANAC, tem feito a avaliação do conjunto de obrigações previstas no contrato de concessão", estando previstas obrigações de dois tipos, incluindo "específicas de desenvolvimento, explicitamente previstas no contrato de concessão, algumas das quais a ANAC e o concedente consideram que não foram ainda cumpridas", pelo que "esta resolução determina que a ANA dê cumprimento a essas".

Há depois outro tipo de obrigações, com o secretário de Estado a fazer referência "a uma cláusula que obriga o concessionário a fazer os investimentos necessários para dar resposta ao aumento de tráfego, havendo um conjunto de investimentos, também identificados nos planos estratégicos da ANA e que a resolução do Conselho de Ministros também determina que sejam feitos".

Neste sentido, "de forma a dar à concessionária as condições necessárias para executar estes investimentos e com o minímo de perturbação à operação diária" está prevista a desafetação de uma parcela de uso militar do aeródromo de Figo Maduro, área anexa ao aeroporto de Lisboa, disponibilizando-se a área da placa de estacionamento de aeronaves para a operação civil.

Frederico Francisco garantiu que "não foram acrescentadas quaisquer obrigações face àquilo que já existia no contrato de concessão" e que "a única distinção que há aqui é entre um conjunto de obrigações que estava elencado explicitamente no contrato de concessão e um conjunto de obrigações que decorre de uma cláusula que obriga ANA a fazer investimentos necessários para dar resposta a aumento de tráfego e de procura".

E estes dois conjuntos de obrigações constam em anexo ao diploma aprovado esta quinta-feira, um dos 35 que saíram do Conselho de Ministros.

"O Governo não está a obrigar a ANA a fazer nada que não estivesse obrigada a fazer no entendimento do concedente e do regulador. Estamos é a dar corpo a esse entendimento de que algumas obrigações previstas nao foram cumpridas e determinar à ANA o cumprimento e dar à concessionária condições para que efetivamente as execute não criando as perturbações que diz que iriam ser criadas se as executasse", concluiu.

Em concreto, a resolução aprovada determina a adoção de um conjunto de medidas para mitigar os constrangimentos operacionais no Aeroporto Humberto Delgado. A saber: "uma gestão mais eficiente do tráfego aéreo, através da futura implementação do novo sistema da Navegação Aérea de Portugal – NAV Portugal, para melhoria da sequenciação das aeronaves, atualmente em curso, a reorganização e otimização de toda a área aeroportuária, obrigando à implementação de uma estratégia de melhoria operacional, obras para a melhoria operacional do sistema de pista, a viabilização da obra de ampliação do terminal, a cargo da ANA, a realização, pela ANA, dos investimentos prioritários que se encontram por realizar e a transferência de grande parte da aviação executiva do Aeroporto Humberto Delgado para o Aeródromo Municipal de Cascais ou outros aeródromos, libertando espaço para a operação para aeronaves com maior capacidade de passageiros por movimento.

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.