pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Escolha o Jornal de Negócios como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

Investimento contratualizado pela AICEP recupera para 420 milhões, anuncia Pedro Reis

Números avançados pelo ministro da Economia, Pedro Reis, apontam para a criação de novos mil postos de trabalho nos projetos a implementar ao longo da próxima década.

A carregar o vídeo ...
04 de Janeiro de 2025 às 21:00

A contratualização de novo investimento pela AICEP, a Agência para o Investimento e Comércio Externo em Portugal, recuperou em 2024, atingindo 420 milhões de euros, revela o ministro da Economia, Pedro Reis.

Em entrevista ao programa Conversa Capital, do Negócios e Antena 1, o governante dá conta dos dados finais do último ano, defendendo que os valores contratualizados são "prova de força e de confiança" e "uma bandeira muito importante num momento crítico para a economia portuguesa, para se sinalizar para fora".

"Posso anunciar que a Aicep contratualizou 420 milhões de euros de investimento em 2024. Isto quer dizer um contrato entre os promotores privados e o Estado. É investimento assegurado que se vai agora desenvolver na economia. São contratos para os próximos dez anos que começarão já a ser executados", explica Pedro Reis no anúncio que sucede à mensagem de Ano Novo do primeiro-ministro, Luís Montenegro, que elegeu "investimento" como a "palavra-chave" para o ano que agora se inicia.

"É uma prova de força e de confiança na economia portuguesa. Em 2022 foram contratualizados 12 milhões, em 2023 41 milhões", refere o ministro da Economia, após os últimos anos terem, nestes dados agora avançados, ficado muito abaixo dos registos pré-pandemia.

A recuperação porém fica ainda bastante abaixo do anúncio de 2,6 mil milhões de euros de investimento contratualizado pela AICEP em 2021, conforme o último relatório e contas aprovado e publicado pela agência, relativo a um ano que terá representado um valor recorde de contratualização de investimento, após uma quebra ocorrida em 2020, no embate da pandemia e com o lançamento dos últimos concursos do Portugal 2020.

Na entrevista ao Negócios e Antena 1, Pedro Reis defende que a recuperação do ano de 2024 se dá "já com esta diplomacia económica ativa, uma Aicep revigorada, os instrumentos operacionais", sinalizando que o investimento contratualizado permitirá a criação de mil postos de trabalho diretos "em áreas completamente diversas", " distribuídos regionalmente pelo país, muito de cariz industrial acoplado com serviços e com tecnologias". "É tudo o que interessa à economia portuguesa", defende.

Entre o investimento captado, o ministro da Economia destaca projetos na área dos semicondutores, no ramo automóvel "nas componentes de eletrificação de veículos" ou na área farmacêutica, com "rês ou quatro promotores de laboratórios nacionais e internacionais que vão investir em Portugal".

"Uma quarta área é de tecnologias de informação e, depois, temos duas áreas de indústria pura de plásticos e da área de madeira, entre muitos outros contratos", descreve.

"Este mosaico de investimento tem muito que ver com aquilo em que temos vindo a trabalhar para uma base estratégica de aceleração da economia e internacionalização das empresas portuguesas", defende o governante, sinalizando que, após a aprovação do Orçamento do Estado para 2025 o Governo estará agora mais focado na promoção do crescimento económico.

muito importante o país ter virado a página da agenda política e dar espaço agora à agenda da economia. Agora é preciso acelerar o crescimento económico, que é a mãe dos recursos, do bem-estar, da esperança e do futuro de todos nós", defende.

Já para 2025, e perante um cenário de maior incerteza internacional, Pedro Reis afirma que será possível crescer nas metas de angariação de investimento, ainda que sem as quantificar. "Arrancamos um ano com a perceção da responsabilidade que todos temos perante um desafio grande a nível externo, mas também de que há um caminho para a economia portuguesa de crescimento", diz.

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.