pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Júri exige proposta para compra da Azores Airlines até 24 de outubro

Em 30 de setembro, o secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública disse que o júri da privatização da Azores Airlines tinha pedido "mais uns dias" para concluir o processo e dar "mais uma chance" ao consórcio.

Brian Bukowski/ Cofina Media
17:49

O júri do concurso da privatização da Azores Airlines exigiu hoje ao consórcio Newtour/MS Aviation que apresente até 24 de outubro uma proposta para a compra da companhia, revelou à agência Lusa fonte ligada ao processo.

Segundo a mesma fonte, o júri, liderado pelo economista Augusto Mateus, definiu como prazo máximo o dia 24 de outubro para a apresentação de uma proposta para a privatização da Azores Airlines, durante a reunião que decorreu esta segunda-feira em Lisboa.

A reunião foi solicitada pelo presidente do júri do concurso de privatização da companhia aérea e contou com a presença da administração da SATA e do agrupamento Newtour/MS Aviation, o único concorrente admitido no procedimento.

Em 30 de setembro, o secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública disse que o júri da privatização da Azores Airlines tinha pedido "mais uns dias" para concluir o processo e dar "mais uma chance" ao consórcio.

"O presidente do júri quer dar mais uma chance para tentar chegar a um entendimento. Nós respeitamos, naturalmente, porque temos vindo a contar com a participação decisiva desta credibilidade do júri que vai agora, tendo pedido mais uns dias, tentar fechar este processo", afirmou então Duarte Freitas.

Na altura, o secretário regional indicou ainda que o júri tinha a "intenção de marcar uma reunião até final da semana" com a administração da companhia e o consórcio Newtour/MS Aviation.

O governante admitiu também que "havia a expectativa" de ter até ao fim de setembro uma "proposta firme ou o desenlace final do processo", mas disse respeitar a atuação do júri liderado por Augusto Mateus.

Em junho de 2022, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa para apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais, prevendo medidas como uma reorganização da estrutura e o desinvestimento de uma participação de controlo (51%).

Ver comentários
Publicidade
C•Studio