pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Kraft Heinz suspende plano de separação em duas empresas. Ações caem 5%

A ideia era reverter os danos causados por uma fusão em 2015, mas o novo CEO da Kraft Heinz mudou de ideias e decidiu deixar tudo como está, pelo menos por agora. Multinacional norte-americana tomba 5% em bolsa.

Kraft Heinz suspende plano de separação
Kraft Heinz suspende plano de separação Gene J. Puskar / AP
15:19

Foi em setembro do ano passado que a  com o objetivo de acelerar o crescimento rentável e libertar valor para os acionistas. Menos de seis meses depois, o plano foi suspenso, com o novo CEO a divulgar investimentos de 600 milhões para recuperar a empresa.

Steve Cahillane, que assumiu os comandos da Kraft Heinz em janeiro, anunciou esta quarta-feira que a empresa vai suspender a divisão. "A minha grande prioridade é fazer o negócio voltar aos lucros, o que vai implicar garantir que todos os recursos estão totalmente concentrados na execução do nosso plano operacional", disse, citado pelo Financial Times. A Kraft Heinz divulgou recentemente os resultados trimestrais, que apontam para uma queda de 3,4% nas vendas.

Este anúncio já se fez sentir em bolsa: a Kraft Heinz chegou a cair mais de 5% no arranque de Wall Street e segue agora a desvalorizar 2,93% para 24,17 dólares por ação.

A ideia da divisão da Kraft Heinz em duas empresas - uma focada em produtos de mercearia, outra em molhos - foi avançada como forma de mitigar os maus resultados obtidos desde que as duas companhias foram fundidas, um plano executado pela Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, e pela 3G Capital em 2015. 

A fusão foi, no entanto, uma estratégia tida como falhada - um dos poucos passos em falso atribuídos a Buffett. Desde 2015 que as ações da Kraft Heinz cairam cerca de 70%, pressionadas por mudanças nos padrões de consumo, aumento dos custos e crescimento lento das suas principais marcas. Em janeiro deste ano, foi noticiado que a Berkshire poderia vender a sua participação, de cerca de 28%.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio