pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

La Caixa vende 12,45% do Sabadell por 1,29 mil milhões de euros

O La Caixa anunciou hoje que acertou a venda da sua posição de 12,45% no capital do Sabadell, realizando um encaixe financeiro de 1,29 mil milhões de euros. Esta operação resulta na saída do maior accionista do BPI do capital de um parceiro do Banco Comer

21 de Dezembro de 2006 às 19:21

O La Caixa anunciou hoje que acertou a venda da sua posição de 12,45% no capital do Sabadell, realizando um encaixe financeiro de 1,29 mil milhões de euros. Esta operação resulta na saída do maior accionista do BPI do capital de um parceiro do Banco Comercial Português.

Num comunicado o banco catalão adianta que chegou já a acordo para vender 7,95% do capital do Sabadell por 813 milhões de euros, sendo que os restantes 4,5% serão alienados ainda até ao final do ano, por 482 milhões de euros.

A instituição financeira que controla 23% do capital do Banco BPI vai realizar uma mais-valia líquida de impostos de 651 milhões de euros. O La Caixa chegou já a ter mais de 15% do capital do Sabadell, mas tem vindo a baixar posição desde que deixou de considerar esta posição como estratégica.

Grande parte da posição que o La Caixa já vendeu (7,69%), foi adquirida por quatro administradores do Sabadell, banco espanhol que controla 2,5% do capital do Banco Comercial Português. Um deles foi o "chairman" Josep Oliu, segundo disse à agência Bloomberg fonte oficial do Sabadell, banco que, tal como o La Caixa, está sedeado na região da Catalunha.

Este desinvestimento do La Caixa ocorre depois do banco ter anunciado que pretende cotar em bolsa a "holding" que agrupa as suas participações financeiras. Esta companhia, onde está integrada a posição de 23% no BPI, está avaliada em 20 mil milhões de euros.

Publicidade
C•Studio