pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Lince Capital lança fundo de 20 milhões para investir em tecnologia e saúde

A Lince Capital está a lançar o seu quinto fundo de inovação, focado em empresas portuguesas que atuam nos setores da tecnologia e saúde. A capital de risco tem 36 companhias no portefólio de inovação.

startup escritorio
startup escritorio Cofina Media
10:30

A Lince Capital mantém-se comprometida com as empresas nacionais e exemplo disso é o novo fundo Lince Innovation Fund V, com um valor global de 20 milhões de euros para os próximos três anos, destinado a firmas portuguesas de tecnologia e saúde. De acordo com a capital de risco, este fundo tem uma duração de 10 anos. 

Este é o quinto fundo de "venture capital" lançado pela empresa de capital de risco, sendo que o primeiro e o segundo já estão totalmente alocados. 

A sociedade liderada por Vasco Pereira Coutinho revela que já ultrapassou os 140 milhões de euros em investimento, integrando 36 empresas no seu portefólio. Destas, 34 companhias são portuguesas, entre as quais se encontram os unicórnios Sword Health e Feedzai, e ainda empresas como Coverflex, Lyzer, Musiversal e Bhout.

O responsável pelo "venture capital", Tomás Lavin Peixe, admite que este marco simboliza o "talento e ideias capazes" que surgem em Portugal e que têm competências para "competir à escala global". "O nosso papel é dar-lhes as condições e o capital necessário para crescerem de forma sustentável", destaca, citado em comunicado.

Só este ano, a Lince Capital liderou a ronda de financiamento de 3,5 milhões de euros na startup brasileira Speedbird e reforçou o seu investimento na Sword Health. Além das startups, a sociedade tem outros negócios, nomeadamente de imobiliário e indústria. 

No ano passado, a gestora de Vasco Pereira Coutinho anunciou o Lince Innovation Fund III, no qual para investir em startups portuguesas. Em menos de um ano, já criou mais dois fundos.

Fundada em 2016 e com o primeiro fundo constituído dois anos depois, a Lince Capital posiciona-se com uma das principais investidoras de "venture capital" em território nacional. Desde 2020, a gestora já consegui atrair mais de 800 investidores nacionais e internacionais para os fundos de inovação.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio