Lufthansa Technik Portugal começou a dar formação na Feira aos primeiros funcionários
A formação teórica hoje iniciada deverá prolongar-se por "duas a quatro semanas", após o que se seguirá uma fase de treino técnico prático que "pode durar de seis meses a dois anos".
- 7
- ...
A direção da Lufthansa Technik Portugal, cuja fábrica anunciada para Santa Maria da Feira deverá entrar em funcionamento no final de 2027, começou esta segunda-feira a dar formação aos seus primeiros funcionários, revelou a própria empresa.
A informação foi dada à Lusa por Volker Magunna, presidente do conselho de administração da unidade que, no referido concelho do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto, se irá dedicar à reparação de peças de motores e outros componentes de aviação.
"Foi um dia muito emotivo porque abrimos o nosso centro de formação e recebemos os primeiros 18 funcionários da Lufthansa Technik Portugal", declara esse responsável, adiantando que 90% do grupo em causa é constituído por profissionais portugueses que ficarão afetos a áreas como engenharia, gestão de qualidade, logística, etc.
A formação teórica hoje iniciada deverá prolongar-se por "duas a quatro semanas", após o que se seguirá uma fase de treino técnico prático que "pode durar de seis meses a dois anos", consoante o grau de experiência que os envolvidos tenham já acumulado na indústria aeronáutica.
Além deste grupo de estreia, outros sete funcionários devem dar entrada nas próximas semanas no espaço que a Lufthansa Technik Portugal alugou para efeitos formativo no PERM -- Parque Empresarial de Recuperação de Materiais, na freguesia de Pigeiros. Seguir-se-á outro grupo de 20 profissionais no segundo semestre de 2025.
A escolha desses recursos humanos não apresentou dificuldades até aqui, mas, segundo Volker Magunna, deverá complicar-se nos próximos anos, tendo em conta que, "até 2031 ou 2032", a expectativa da empresa é recrutar um total de 700 profissionais.
"Tivemos a vantagem de receber candidaturas de gente muito boa e a dificuldade maior foi escolher os melhores entre os melhores", explica o presidente da administração. "Mas nos próximos anos poderá tornar-se um desafio crescente encontrar na região todos os técnicos com experiência em aviação de que vamos precisar e teremos que alargar o âmbito geográfico dos nossos recursos humanos", antecipa.
Para lidar com essa dificuldade, a empresa de recrutamento que apoiou a Lufthansa Technik Portugal nas suas primeiras contratações -- em concreto o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica -- já está a reforçar "o contacto com universidades portuguesas e empresas que estejam a reduzir os seus quadros" para melhor corresponder às necessidades de pessoal sinalizadas para o futuro.
Quanto à instalação da efetiva fábrica na zona industrial Feira Park, nas imediações do centro de congressos Europarque e portanto mais próxima das autoestradas A1 e A29, Volker Magunna diz que o processo está, até aqui, a decorrer dentro dos prazos previstos -- seguindo a programação de um "investimento global estimado em vários milhões, na casa dos três dígitos".
"Apesar de alguns altos e baixos, está tudo a correr muito bem e trabalhamos em grande proximidade com a Câmara Municipal da Feira", declara. "Estamos atualmente a trabalhar no projeto [de arquitetura] e mantém-se o plano de abrir a fábrica até ao final de 2027", conclui.
Mais lidas