pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Ongoing na SIC e TVI

Com a compra de 30% da Media Capital, a Ongoing passa a ser a segunda maior accionista nas duas empresas que controlam as estações de televisão privadas em Portugal. Um negócio que marca o "regresso" de José Eduardo Moniz à estação de Queluz, agora como administrador.

28 de Setembro de 2009 às 19:57

Com a compra de 30% da Media Capital, a Ongoing passa a ser a segunda maior accionista nas duas empresas que controlam as estações de televisão privadas em Portugal. Um negócio que marca o “regresso” de José Eduardo Moniz à estação de Queluz, agora como administrador.

A Ongoing, que controla a Económica SGPS, anunciou hoje um acordo para comprar 29,9% da Media Capital, sendo que o negócio prevê que a empresa liderada por Nuno Vasconcelos possa chegar aos 35% da empresa que controla a TVI.

Com este negócio, a Ongoing passa a ser a segunda maior accionista das duas maiores empresas de media em Portugal. Acresce que são as duas companhias que controlam as estações de televisão privada em Portugal: a SIC e a TVI.

Um cenário que levou Pinto Balsemão, que controla a Impresa, a levantar no passado a questão sobre o potencial conflito de interesses que resultaria deste negócio, que hoje se confirmou.

A Ongoing detém cerca de 25% do capital da Impresa e o “mal-estar” com Pinto Balsemão iniciou-se desde que foram publicadas as primeiras notícias sobre o interesse da Ongoing na Media Capital.

Francisco Pinto Balsemão, o maior accionista da Impresa, afirmou em Junho ao Negócios que estava "a estudar se há um potencial conflito de interesses" com a Ongoing no processo TVI.

Sobre a alegada relação mais difícil com Pinto Balsemão, Vasconcelos disse em entrevista ao “I”, publicada em Agosto, que “não gostamos de criar incómodos e não estamos onde não somos bem-vindos. Se o Dr. Balsemão quiser comprar a nossa participação, vendo. Com certeza que sim. Se ele amanhã me pedir para comprar os meus 23%, eu vendo, apesar de não estar vendedor. Agora, se o Dr. Balsemão quiser que eu compre mais 5%, também avanço”, reitera.

A Ongoing, além de accionista da Media Capital e da Impresa, é também um accionista relevante na Portugal Telecom, empresa que este Verão cancelou a compra de 35% da Media Capital devido à oposição do Governo.

Já depois do “chumbo” do negócio PT/TVI, José Eduardo Moniz deixou o cargo de director geral da estação de televisão para ser administrador da Ongoing. Com o negócio hoje anunciado, Moniz acaba por “regressar” à TVI, agora na qualidade de administrador da empresa que é a segunda maior accionista da Media Capital.

Apesar deste negócio ter sido anunciado já depois do fecho da sessão, a Impresa fechou a sessão em forte alta. As acções dispararam 8,57% para 1,52 euros.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio