Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Prémios Exportação são hoje entregues pelo Negócios e pelo BES

Júri composto Alberto de Castro, Mario Vilalva e António Melo Pires elegeu os vencedores da edição de 2012

Negócios negocios@negocios.pt 12 de Novembro de 2012 às 00:01
  • Partilhar artigo
  • ...
Sob o lema "Exportação - o desígnio das empresas portuguesas" decorre esta segunda-feira um debate entre Paulo Fernandes (presidente da Cofina Media, dona do Negócios), Ricardo Salgado, presidente do Banco Espírito Santo, Mário Vilalva, embaixador do Brasil, António Melo Pires, director-geral da Autoeuropa, João Bento, presidente da Efacec, e António Redondo, administrador da Portucel Soporcel.

A mesa-redonda antecede a entrega da segunda edição dos Prémios Exportação, uma iniciativa conjunta do Banco Espírito Santo e do Jornal de Negócios, numa parceria com a Coface e a McKinsey & Company. O desígnio é premiar e promover o sucesso das empresas nacionais na exportação da sua actividade em várias vertentes. O júri composto pelo economista Alberto de Castro, pelo embaixador Mário Vilalva e pelo gestor António de Melo Pires teve de seleccionar os vencedores entre grandes e pequenas e médias empresas, na área de serviços e de bens transaccionáveis, a exportadora revelação e a melhor na vertente de criação de emprego, assim como destacar a actividade de uma câmara de comércio, tendo 2011 como ano de actividade.

Há um ano, na primeira vez que a vertente Exportação dos Prémios BES/Negócios foi atribuída, do universo de quase 270 mil empresas que, em 2010, depositaram balanços, o júri escolheu duas mil empresas elegíveis para concorrer. Foi assim seleccionada a "nata" do tecido empresarial português exportador, representativo de 6% do total das exportadoras, mas que, em 2010 (ano em se baseou a análise para os prémios do ano passado), foram responsáveis por 56,2% das exportações portuguesas, num total de 24 mil milhões de euros.

Destas duas mil candidaturas aceites, 11 entidades, em sete categorias, viram o prémio ser-lhes atribuído. Foram elas: Câmara de Comércio Luso-francesa (Prémio Câmara de Comércio 2010); Afinomaq (Prémio Exportadora Revelação); Efacec (Prémio Exportação + Emprego); Portexictos (Prémio PME Exportadora na área de Serviços), e BERD (menção honrosa); Indasa (Prémio PME Exportadora em Bens Transaccionáveis) e Impetus (menção honrosa); Mota-Engil (Prémio Grande Empresa exportadora na área de Serviços) e EIP - electricidade Industrial Portuguesa (menção honrosa); About de future, do grupo Portucel (Prémio Grande Empresa de Bens Transaccionáveis) e Cotesi (menção honrosa).



Ver comentários
Outras Notícias