pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

PT vende Lusomundo Serviços à Olivedesportos

O Conselho de Administração da Portugal Telecom aprovou hoje a venda da Lusomundo Serviços à Controlinveste, empresa da Olivedesportos, num negócio em que a PT Multimédia vai fazer um encaixe de 173,8 milhões de euros.

28 de Fevereiro de 2005 às 21:18

O Conselho de Administração da Portugal Telecom aprovou hoje a venda da Lusomundo Serviços à Controlinveste, empresa da Olivedesportos, num negócio em que a PT Multimédia vai fazer um encaixe de 173,8 milhões de euros.

«A alienação desta participação fica sujeita à não oposição da Autoridade de Concorrência, sujeita a parecer vinculativo da Alta Autoridade para a Comunicação Social», refere um comunicado da PT.

A Lusomundo Serviços inclui os 80,91% detidos na Lusomundo Media, empresa que controla vários títulos, com o «Diário de Notícias», o «Jornal de Notícias», o «24 Horas» e a rádio TSF. Detém ainda mais de 30% da Vasp e as gráficas, sendo que Lusmundo Media pesa cerca de 90% na Lusmundo Serviços.

A empresa diz que este negócio «avaliou 100% do capital e da dívida da Lusomundo Serviços em 300,4 milhões de euros, assumindo a titularidade de 100% de todas as participadas desta».

O encaixe da PT Multimédia com a operação será de 173,8 milhões, sendo que a empresa vai comprar à PT os 5,94% que a Portugal Telecom tinha na Lusomundo Media, por 10,1 milhões de euros. Esta posição tinha sido comprada pela PT em Outubro de 2003 por 9 milhões de euros.

A Cofina é a titular dos restantes 19% do capital da Lusomundo Media, e já fez saber que não está disponível para alienar esta posição. A empresa de Paulo Fernandes integrou uma «short list» de três empresas no processo de venda da Lusomundo, tal como a espanhola Prisa.

Da diferença entre o valor em que a Lusomundo fica avaliada e o encaixe para a PTM está ainda a dívida da Lusomundo Serviços, entre 40 a 50 milhões de euros, bem como os interesses minoritários de várias empresas em companhias da Lusomundo Serviços, onde se integram os 19% que a Cofina detém na Lusomundo Media.

A Olivedesportos, na área dos media, controla 50% da Sport TV e o jornal «O Jogo».

Ver comentários
Publicidade
C•Studio