Saudi Aramco descarta plano para aumentar capacidade de produção até 2027
A gigante petrolífera queria aumentar a produção de crude para 13 milhões de barris por dia em 2027. Decisão terá sido tomada a pedido do ministro da Energia da Arábia Saudita.
A Aramco é atualmente responsável pela produção de nove milhões de barris por dia, mas tem capacidade para produzir 12 milhões. A redução faz parte dos esforços da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (OPEP+) para dinamizar o mercado global de crude. As alterações no plano de investimento surgem numa altura em que a petrolífera aumentou de forma significativa os dividendos ao Estado, que é o principal acionista, avança a Bloomberg. Os investidores terão agora de esperar até março, quando se realiza a próxima apresentação de contas da Saudi Aramco, para perceber os planos da empresa, mas a decisão irá retirar uma fatia significativa do fornecimento de crude que o mercado esperava para o final desta década.
As alterações no plano de investimento surgem numa altura em que a petrolífera aumentou de forma significativa os dividendos ao Estado, que é o principal acionista, avança a Bloomberg.
Os investidores terão agora de esperar até março, quando se realiza a próxima apresentação de contas da Saudi Aramco, para perceber os planos da empresa, mas a decisão irá retirar uma fatia significativa do fornecimento de crude que o mercado esperava para o final desta década.
Mais lidas