Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae e subsidiária do retalho alimentar refinanciam-se em 340 milhões

A Sonae SGPS informou em comunicado à CMVM que, conjuntamente com a sua subsidiária Sonae MC, concretizou um conjunto de operações de refinanciamento "que permitem diminuir as necessidades de financiamento futuras de ambas as empresas, melhorar substancialmente as suas posições de liquidez e manter o custo médio da dívida a níveis atrativos".

Sonae com margem para valorizar 43%
Negócios jng@negocios.pt 08 de Abril de 2020 às 19:14
  • Assine já 1€/1 mês
  • 11
  • ...

O valor total das várias operações (emissão de empréstimo obrigacionista e refinanciamento de médio e longo prazo) ascende a 340 milhões de euros e destina-se a melhorar a liquidez das duas empresas e manter o custo médio da dívida em níveis atrativos.

 

No comunicado, a Sonae SGPS diz ter concretizado a emissão de um empréstimo obrigacionista, por subscrição particular, no montante de 160 milhões de euros, sem garantias, pelo prazo final de sete anos, organizado pelo Caixa – Banco de Investimento, S.A. com o objetivo de refinanciar os empréstimos a seguir referidos que se venciam em 2022 e 2023.

 

Além disso, procedeu à aquisição e amortização de 1.000 obrigações, correspondentes à totalidade da emissão obrigacionista "Sonae SGPS / 2015 - 2022", emitida pela Sonae a 9 de junho de 2015 no montante global de 100 milhões de euros e à aquisição e amortização de 600  obrigações correspondentes à totalidade da emissão obrigacionista "Sonae SGPS / 2016 - 2023", emitida a 25 de fevereiro de 2016, no montante global de 60 milhões de euros.

 

Adicionalmente, a sua subsidiária Sonae MC – que agrega as lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia e Meu Super – concretizou nas últimas semanas várias operações de refinanciamento com vista ao alongamento do prazo médio da sua dívida e aumento das linhas disponíveis, no montante total de 180 milhões de euros.

 

Assim, o montante total de empréstimos de longo prazo contratados pela Sonae SGPS e pela Sonae MC no último mês ascende a 340 milhões de euros.

 

Estes empréstimos têm uma maturidade média superior a cinco anos.

 

A Sonae realça ainda o primeiro Green Loan formalizado pela Sonae MC, no montante de 55 milhões de euros, com o Raiffeisen Bank International AG, "que lhe permitirá reforçar a aposta numa pegada ecológica global mais sustentável, rumo à descarbonização e ao desperdício zero".

 

Com estas operações, "a Sonae SGPS e a Sonae MC aumentam a maturidade média da sua dívida, mantendo-a a níveis confortáveis, aumentam a diversificação dos bancos de relacionamento e reforçam de forma significativa a sua estrutura de capitais".

 

O aumento da resiliência dos respetivos balanços no contexto adverso atual permite encarar os próximos meses com maior confiança e perseguir os objetivos estratégicos do grupo em melhores condições, remata a empresa liderada por Cláudia Azevedo (na foto) no seu comunicado.

Ver comentários
Saber mais Sonae SGPS Sonae MC Continente
Outras Notícias