TAP prepara frota para oferecer possibilidade de utilizar telemóveis durante o voo
A TAP, a Ryanair e a BMI estão a equipar a sua frota de forma a que possam possibilitar aos seus passageiros a utilização do telemóvel durante o voo, um ano depois de Bruxelas ter determinado as regras para regular esta utilização, avançou a Comissão Europeia em comunicado.
As três companhias estão a equipar as suas frotas com os meios necessários para oferecerem o serviço e 27 aeronaves já se encontram equipadas e espera-se que esse número duplique até ao final de 2009, refere a mesma fonte.
As companhias já estão a realizar ensaios técnicos.
Há um ano, a Comissão estabeleceu regras de base comuns para que as empresas possam oferecer o serviço nos céus europeus, sem ter de cumprir 27 procedimentos de autorização nacionais diferentes.
Viviane Reding, Comissária europeia responsável pelas telecomunicações, adiantou, em comunicado que " as companhias aéreas já começam a oferecer serviços de telefonia móvel a bordo de voos na Europa”.
Um ano depois, as regras de base permitiram a dois prestadores de serviços de comunicações móveis a bordo das aeronaves, a OnAir e a AeroMobile, arrancar com a sua oferta comercial na Europa, associando-se a companhias aéreas interessadas em disponibilizar esses serviços aos passageiros.
Bruxelas avança que de acordo com as informações disponíveis, a tarifa mais barata é de cerca de 1,60 euros por minuto por uma chamada de voz e cerca de 0,43 euros por uma mensagem de texto, dependendo do operador móvel utilizado pelo passageiro.
As principais preocupações da Comissão Europeia foram: garantir que a utilização do equipamento a bordo – incluindo os aparelhos dos passageiros – não cause interferências com os equipamentos e sistemas da aeronave; garantir que o equipamento móvel não interfira com as redes de comunicações móveis terrestres; estabelecer regras e normas comuns para que as estações de base instaladas a bordo sejam autorizadas a operar durante voos em que o avião sobrevoa diferentes Estados-Membros da UE. Um modelo para outros continentes.
A Comissão utilizou como exemplo outras companhias de outras partes do mundo que já utilizam este serviço como a Qantas, a Emirates, a Malaysian Airlines, a Royal Jordanian, a Wataniya e a Virgin Austrália, tendo já um total de 40 aeronaves equipadas.
Bruxelas explica ainda que o “roaming aéreo, ou as chamadas móveis e as mensagens de texto a bordo das aeronaves, é tratado como roaming internacional, semelhante ao dos serviços terrestres.
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