Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

União Europeia investiga Apple, Starbucks e Fiat por benefícios fiscais

A imprensa internacional já tinha revelado que a Apple poderia estar na mira das investigações da União Europeia. À confirmação juntam-se agora outros dois novos casos e países.

Wilson Ledo wilsonledo@negocios.pt 11 de Junho de 2014 às 13:08
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A União Europeia iniciou três investigações a fundo para averiguar os regimes de benefícios fiscais da Apple na Irlanda, da Starbucks na Holanda e da Fiat no Luxemburgo.

 

As suspeitas tinham sido avançadas na manhã desta quarta-feira, 11 de Junho, pela imprensa internacional, numa altura em a questão da evasão fiscal das empresas tem estado no topo da agência política internacional. A acção da União Europeia foi agora confirmada.

 

A Reuters informa que a investigação tem como base um conjunto de relatórios que indicam reduções fiscais significativas, com o apoio das autoridades nacionais, a várias empresas multinacionais.

 

A Apple já tinha reagido à questão, afirmando não ter recebido qualquer benefício fiscal do Governo de Dublin. Uma investigação do Senado norte-americano no ano passado dava conta, contudo, que a tecnológica tinha arrecadado milhares de milhões de dólares em lucros fiscais recorrendo às empresas que detinha em território irlandês. Na Irlanda, era aplicada à Apple uma taxa de 2%, muito inferior aos 12,5% fixados no país, informou o "Financial Times" citando as autoridades norte-americanas.

 

À Reuters, a fabricante de automóveis Fiat recusou-se a comentar a situação.

 

Já a Starbucks não se mostrou disponível, de momento, para prestar declarações.Uma investigação parlamentar no Reino Unido, datada de 2012, revelou que a companhia dedicada ao ramo do café tinha assinado um contrato com a Holanda que previa uma taxa de impostos "muito baixa".

Ver comentários
Saber mais União Europeia Apple Starbucks Fiat Financial Times economia negócios e finanças economia (geral) macroeconomia
Mais lidas
Outras Notícias