EDP encaixa 136 milhões com venda de mini-hídricas no Brasil
A EDP Brasil, eléctrica brasileira detida em 51% pela EDP, anunciou esta sexta-feira a conclusão da venda da EDP Pequenas Centrais Hidroelétricas, que detém sete centrais mini-hídricas, e da Santa Fé Energia, que detém uma central mini-hídrica, à Statkraft Energias Renováveis.
PUB
O valor total de encaixe é de 601 milhões de reais (136,7 milhões de euros, reflectindo os ajustamentos entre a data de assinatura e a data de fecho, refere a empresa liderada por António Mexia em comunicado enviado à CMVM.
Estas centrais mini-hídricas totalizam 131,9MW de capacidade instalada e 68,8MW médios de garantia física, acrescenta o documento.
PUB
O acordo para a venda destas mini-hídricas tinha sido anunciado pela EDP no passado dia 25 de Outubro, mas a conclusão da operação estava condicionada a vários factores, com destaque para dois reguladores brasileiros: Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
PUB
Esta venda de activos acontece numa altura em que a EDP está a ser alvo de uma oferta pública de aquisição (OPA) por parte do seu maior accionista (China Three Gorges).
A EDP Brasil aumentou o EBITDA em 17% no primeiro semestre, para 1.266 milhões de reais, um valor que representa 18% do EBITDA da EDP.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais EDP Brasil CADE Pequenas Centrais Hidroelétricas Santa Fé Energia António Mexia Statkraft Energias Renováveis EBITDA China Three GorgesA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Mais lidas
O Negócios recomenda