EDP recompra 100 milhões de ações próprias a um preço médio de 3,0853 euros

Quando lançou a recompra de ações, no final de fevereiro, a energética explicou que o programa se inseria "num contexto de abrandamento do investimento expectável no período de 2025-2026, e em linha com o compromisso da EDP de otimizar a sua alocação de capital e remuneração dos seus acionistas".
Miguel Stilwell
Miguel Baltazar
Bárbara Silva e Leonor Mateus Ferreira 11 de Abril de 2025 às 13:05

A EDP anunciou esta sexta-feira que o programa de recompra de ações próprias, anunciado a 28 de fevereiro de 2025 e que previa a aquisição de até 100 milhões de euros, foi totalmente executado até 8 de abril de 2025, antes do final do prazo de três meses que estava previsto (até ao final do mês de maio), a um preço médio por ação de 3,0853 euros, avançou a elétrica ao Negócios.

PUB

Foi na sequência da autorização em vigor, concedida na assembleia geral de acionistas do ano passado, para a compra de ações próprias representantes de até 10% do capital social, que o conselho de administração executivo aprovou este programa de recompra de ações próprias. Esta autorização atual é válida por um período de 18 meses.

"A EDP executa programas de recompra de ações próprias de forma a criar valor para os seus acionistas. Os programas têm como base a sua posição financeira e planos de investimento", refere a elétrica no seu site.

PUB

O montante recomprado corresponde a 0,774% do capital, sendo que o capital da elétrica está dividido em 4.184.021.624 ações. As aquisições de ações no âmbito deste programa de recompra foram realizadas no mercado regulamentado da Euronext Lisbon. Após mais de uma semana em que tem sido penalizada pela volatilidade extrema nos mercados financeiros globais devido às tarifas de Donald Trump, a EDP segue esta sexta-feira a valorizar 5,26% para 3,10 euros por ação na bolsa de Lisboa.

Quando lançou a recompra de ações, no final de fevereiro, a EDP explicou que o programa se insere "num contexto de abrandamento do investimento expectável no período de 2025-2026, e em linha com o compromisso da EDP de otimizar a sua alocação de capital e remuneração dos seus acionistas".

PUB

Os acionistas da EDP aprovaram esta semana em assembleia-geral a distribuição de dividendos num total de 836,8 milhões de euros. A proposta do conselho de administração da EDP inclui a "aplicação de resultados relativos ao exercício de 2024, no montante global de 817.399.283,34 euros", sendo que para a Fundação EDP vai uma dotação de um milhão de euros e para resultados transitados 816,3 milhões de euros. O montante corresponde a um dividendo bruto de 0,20 euros por ação.

Foram ainda aprovados os documentos referentes ao exercício de 2024, bem como realizada uma apreciação geral da administração e fiscalização da EDP, "através da expressão de um voto de confiança e louvor".

PUB

Os acionistas deram também "luz verde" à "concessão de autorização ao conselho de administração executivo para a aquisição e alienação de ações próprias pela EDP e sociedades participadas", bem como de obrigações próprias.

Saber mais sobre...
Saber mais Acionista Recompra Ações Energias de Portugal
Pub
Pub
Pub