Lucro trimestral da REN quase quadruplica para 14,4 milhões

A empresa das redes energéticas fechou os primeiros três meses deste ano com um EBITDA inalterado face ao registado um ano antes.
energia electricidade alta tensão
Bloomberg
Pedro Curvelo 08 de Maio de 2025 às 17:07

A REN - Redes Energéticas Nacionais alcançou lucros de 14,4 milhões de euros no primeiro trimestre, quase quadruplicando os 3,7 milhões registados um ano antes, anunciou esta quinta-feira a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O crescimento de 290,7% nos resultados líquidos decorrem principalmente da redução no IRC pago - que ficou 8,6 milhões de euros abaixo dos valores do primeiro trimestre de 2024 -, que reflete "um efeito fiscal não-recorrente e uma recuperação de impostos de anos anteriores, uma diminuição de 100 mil euros na Contribuição Extraordinária sobre o Setor Energético (CESE) e um efeito positivo de 4,6 milhões de euros nos resultados financeiros, que reflete "uma menor dívida líquida e efeitos cambiais favoráveis".

PUB

Os resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) manteve-se inalterado em termos homólogos, nos 128,9 milhões de euros.

Em Portugal, o EBITDA da REN foi impactado pelo aumento das despesas operacionais "core" (OPEX), que aumentaram em 2,3 milhões de euros, o que levou a uma redução do EBITDA no mercado português em 700 mil euros.

PUB

A dívida líquida (incluindo desvios tarifários) registou uma redução de 12,6% para 2.388,5 milhões. 

Notícia atualizada

Pub
Pub
Pub