Lucro trimestral da REN quase quadruplica para 14,4 milhões
A REN - Redes Energéticas Nacionais alcançou lucros de 14,4 milhões de euros no primeiro trimestre, quase quadruplicando os 3,7 milhões registados um ano antes, anunciou esta quinta-feira a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O crescimento de 290,7% nos resultados líquidos decorrem principalmente da redução no IRC pago - que ficou 8,6 milhões de euros abaixo dos valores do primeiro trimestre de 2024 -, que reflete "um efeito fiscal não-recorrente e uma recuperação de impostos de anos anteriores, uma diminuição de 100 mil euros na Contribuição Extraordinária sobre o Setor Energético (CESE) e um efeito positivo de 4,6 milhões de euros nos resultados financeiros, que reflete "uma menor dívida líquida e efeitos cambiais favoráveis".
PUB
Os resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) manteve-se inalterado em termos homólogos, nos 128,9 milhões de euros.
Em Portugal, o EBITDA da REN foi impactado pelo aumento das despesas operacionais "core" (OPEX), que aumentaram em 2,3 milhões de euros, o que levou a uma redução do EBITDA no mercado português em 700 mil euros.
PUB
A dívida líquida (incluindo desvios tarifários) registou uma redução de 12,6% para 2.388,5 milhões.
Notícia atualizada
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda