Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Altri quer cotar em bolsa empresa de energias renováveis Greenvolt liderada por Manso Neto

A Altri confirmou esta quinta-feira que João Manso Neto será CEO da Greenvolt, a sua participada para as energias renováveis que pretende cotar na Euronext Lisbon.

Lusa
Maria João Babo mbabo@negocios.pt 18 de Março de 2021 às 17:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...
A Altri SGPS está a estudar a admissão à cotação, na Euronext Lisbon, da sua subsidiária de energias renováveis Greenvolt, que detém integralmente, na qual João Manso Neto assumirá o lugar de CEO.

Em comunicado enviado esta quinta-feira à CMVM, a Altri diz que a Greenvolt celebrou já um contrato de consultadoria com a Lazard Asesores Financieros e a Lazard Frères Banque, assim como foi mandatada a Vieira de Almeida & Associados "para estudar a possibilidade de realizar uma operação que, sujeita às condições de mercado e nos termos habituais em situações similares, poderá culminar na admissão à negociação da totalidade das ações representativas do capital social da Greenvolt no mercado regulamentado Euronext Lisbon".

Na mesma nota, a Altri salienta que a Greenvolt tem atualmente em funcionamento cinco centrais de produção de energia termoelétrica a partir de biomassa florestal, com cerca de 97 megawatts (MW) de potência instalada.

"A criação da empresa permite ao grupo Altri consolidar a sua estratégia de integração entre a fileira florestal produtora de biomassa e a produção de energia a partir deste recurso renovável", salienta ainda.

Sobre a contratação de João Manso Neto, o grupo frisa o "percurso profissional com mais de 30 anos de relevante experiência de liderança e gestão global de negócios complexos, relacionados, em especial, com o setor energético, tendo desempenhado cargos de administração geral, estratégia e desenvolvimento de negócios".

A Altri adianta ainda que a sua participada para as renováveis tem "um ambicioso projeto de expansão nacional e internacional" e que "com o profundo know-how e expertise" que João Manso Neto aportará ao negócio "a Greeenvolt pretende consolidar a sua posição de liderança no mercado nacional e afirmar-se como um player de referência a nível internacional, no mercado das energias renováveis, não apenas a partir de biomassa, florestal - segmento que continuará a ser o core business da sociedade, com inquestionáveis competências - mas também, através de modelos inovadores, de energia solar e eólica".

No comentário à escolha de João Manso Neto para liderar a unidade de energia do grupo Altri, o analistas classificaram de "notícias positivas" para a empresa.

A contratação de Manso Neto "prova o compromisso da Altri com o seu negócio de biomassa e sugere que a empresa pode estar disposta a expandir o negócio e alavancar nas tendências de transição energética em curso", dizem os analistas do CaixaBank/BPI, numa nota. 
Ver comentários
Saber mais Altri SGPS Greenvolt João Manso Neto Euronext Lisbon
Outras Notícias