pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bruxelas deixa hidrogénio de fora nas recomendações para Portugal

As recomendações do Semestre Europeu para Portugal falam apenas em eletricidade renovável.

Costa Olaf Scholtz
Costa Olaf Scholtz Nuno Fox / Lusa
06 de Junho de 2022 às 09:13

A Comissão Europeia definiu uma série de orientações específicas para que os países se possam libertar dos combustíveis fósseis mas no relatório dirigido a Portugal ignora os planos do Governo no hidrogénio verde.

Em vez disso, explica o Público desta segunda-feira, as recomendações do semestre europeu que foram publicadas a 18 de maio focam-se antes na eletricidade renovável.

Na parte que o documento dirige a Portugal o foco é posto nas interligações de eletricidade. Já a Espanha Bruxelas aconselha que aposte nas interconexões de gás com França, no sentido de poderem "contribuir para diversificar o abastecimento de gás no mercado interno e para aproveitar a longo prazo o potencial do hidrogénio renovável".

O hidrogéneo verde foi, segundo o chanceler alemão, Olaf Schlolz, um dos principais temas em cima da mesa nos encontros da semana passada com o primeiro-ministro, António Costa.

Na terça-feira, o primeiro-ministro português disse à saída de uma cimeira extraordinária em Bruxelas que os líderes da União Europeia reconheceram o "potencial da Península Ibérica para a segurança energética".

"Desta vez, há uma referência expressa quanto ao potencial que a Península Ibérica tem, no seu conjunto, para contribuir para a segurança energética europeia", disse o primeiro-ministro.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio