pixel
A carregar o vídeo ...

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Combustíveis portugueses entre os mais caros da UE devido à fiscalidade

Gasolina e gasóleo continuam acima da média europeia, com impostos a representarem mais de metade do preço final. Diferença com Espanha chega aos 21 cêntimos por litro.

Combustíveis
Combustíveis Luís Guerreiro / Medialivre
12:42

Portugal manteve-se entre os países da União Europeia com os combustíveis mais caros, de acordo com o Boletim dos Preços Médios dos Combustíveis Praticados na UE-27, relativo ao terceiro trimestre de 2025, publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. O relatório, que compara os preços médios da gasolina 95 simples, do gasóleo simples e do GPL Auto nos 27 Estados-membros, confirma que a fiscalidade continua a ser o principal fator que explica a diferença de preços entre Portugal, Espanha e a média europeia.

Segundo o documento, o preço médio de venda da gasolina 95 simples em Portugal atingiu 1,697 euros por litro no terceiro trimestre, cerca de 14,7 cêntimos acima da média da União Europeia. Antes de impostos, o preço nacional foi 0,9 cêntimo inferior ao de Espanha, mas, com impostos, passou a ser 21,3 cêntimos mais caro. “ A carga fiscal no preço médio de venda da gasolina 95 simples foi, em Portugal, de 56,4%, ligeiramente superior à média registada na UE-27 (55,2%) e à de Espanha (49,2%)”, indica a ERSE.

Portugal ocupa assim a oitava posição entre os países que vendem gasolina 95 simples a um preço mais elevado na União Europeia. O boletim detalha que “Espanha apresentou o preço médio de venda mais baixo, cerca de 21,3 cêntimos inferior ao preço médio praticado em Portugal”. 

O mesmo padrão repete-se no gasóleo simples. No trimestre em análise, o preço médio nacional situou-se em 1,570 euros por litro, 6,3 cêntimos acima da média da UE-27. Sem impostos, o preço português foi 0,773 euros por litro, ligeiramente acima da média europeia, mas ainda assim 2,0 cêntimos inferior ao de Espanha. "De entre os oito países analisados em maior detalhe, Espanha apresentou o preço médio com impostos mais baixo, cerca de 15,2 cêntimos por litro, inferior ao preço médio praticado em Portugal", refere o relatório, que acrescenta que a carga fiscal em Portugal (50,8%) foi superior à espanhola (44,1%) e à média da UE-27 (49,6%).

No GPL Auto, Portugal apresentou um preço médio de venda de 0,822 euros por litro, valor 3,8 cêntimos acima da média da União Europeia, contudo, excluindo os impostos, os preços nacionais situaram-se 8,4 cêntimos por litro abaixo da média europeia. Segundo o regulador, o país apresentou uma carga fiscal na ordem dos 46,7%, valor superior à média registada na UE-27  de 33,2%.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio