EDP vence concurso na Austrália e garante receitas para dois projetos híbridos de 1,7 GW
Os dois projetos terão 1,5 milhões de painéis solares distribuídos por 1.600 hectares. Em períodos de pico de procura, terão capacidade para fornecer energia limpa a cerca de 380 mil lares australianos
A EDP, através da EDP Renováveis Austrália (EDPR Australia), assegurou contratos para dois projetos híbridos de grande dimensão — o Punchs Creek Renewable Energy Project, em Queensland, e o Merino Hybrid Project, em Nova Gales do Sul — que somam mais de 1,7 gigawatts (GW) em capacidade solar e armazenamento por baterias.
A empresa foi selecionada pelo governo australiano no concurso n.º 4 do Capacity Investment Scheme (CIS), um programa público que oferece garantias de receita a longo prazo para projetos de energias renováveis.
O projeto Punchs Creek, localizado na região de Toowoomba, prevê 480 megawatts-pico (MWp) de energia solar e um sistema de armazenamento por baterias (BESS) de 400 MW/1.600 MWh.
Já o Merino Hybrid, situado perto de Goulburn, incluirá 530 MWp de capacidade solar e um BESS de 450 MW/1.800 MWh. A construção do Merino deverá iniciar-se na segunda metade de 2026, enquanto o Punchs Creek tem entrada em operação prevista para o início de 2029.
A EDP explica que "uma vez operacionais, os dois projetos híbridos irão contar com 1,5 milhões de painéis solares distribuídos por 1.600 hectares, gerando aproximadamente 2,2 TWh de energia limpa e renovável por ano. Em períodos de pico de procura, os projetos terão capacidade para fornecer energia limpa a cerca de 380 mil lares australianos".
O Capacity Investment Scheme é um instrumento do governo australiano para acelerar a transição energética, ao garantir uma base de receitas estável para projetos de geração renovável e armazenamento. O mecanismo prevê compensar financeiramente os promotores quando as receitas de mercado ficam abaixo de um limite mínimo e partilhar ganhos quando ultrapassam um teto máximo, reduzindo o risco financeiro e facilitando o acesso a financiamento.
O programa deverá apoiar entre 32 e 40 GW de nova capacidade renovável até 2030, ajudando a Austrália a cumprir a meta de 82% de eletricidade proveniente de fontes renováveis na rede.
Com um pipeline de cerca de 4 GW na Austrália, a EDP Renováveis considera este país um mercado estratégico para o crescimento da sua atividade na região Ásia-Pacífico "e está focada em expandir projetos híbridos, com o objetivo de implementar mais de 2GW em solar, eólica e armazenamento até 2030".
Mais lidas