EDPR firma acordo com QIC para desenvolver megaprojeto solar e de baterias na Austrália
Parceria entre a EDP Renováveis e a gestora de investimentos australiana QIC prevê um parque solar de 480 MW e um sistema de armazenamento de 400 MW/1.600 MWh, com fecho financeiro em 2026.
A EDP Renewables Australia (EDPR Australia) firmou um acordo de exclusividade com a gestora de investimentos australiana QIC para o desenvolvimento do Punchs Creek Renewable Energy Project, um dos maiores projetos híbridos de energia renovável planeados para o estado de Queensland. O projeto inclui uma central solar de 480 megawatts (MW) e um sistema de armazenamento em baterias (BESS) de 400 MW/1.600 MWh, com fecho financeiro previsto para o início de 2026.
O entendimento reforça a presença da EDP na Austrália, onde a empresa tem vindo a expandir o seu portefólio através da EDPR, e abre caminho a uma parceria estratégica de longo prazo com a QIC para acelerar o desenvolvimento e investimento em projetos solares e de armazenamento em larga escala.
O projeto deverá beneficiar de um contrato de compra de energia (offtake) de longo prazo, assegurando receitas estáveis e reforçando a capacidade renovável de Queensland, um dos estados mais dinâmicos da Austrália na transição energética.
“A Austrália, e em particular Queensland, são mercados com fundamentos sólidos para o crescimento das renováveis. A EDPR está focada em escalar projetos híbridos, com o objetivo de atingir cerca de 4 gigawatts (GW) de capacidade instalada até 2030”, afirmou Miguel Fonseca, CEO da EDP Renewables para a região Ásia-Pacífico.
A QIC, que aumentou recentemente a sua posição na Tilt Renewables, empresa líder em energia eólica no país, considera que a parceria com a EDP complementa o seu portefólio, ao reforçar a aposta no solar e no armazenamento.
“Combinar a excelência técnica global da EDPR com o conhecimento local da QIC cria uma plataforma robusta para acelerar a transição energética australiana”, sublinhou Ross Israel, responsável de Global Infrastructure da QIC.
As duas empresas estão a finalizar os termos do investimento conjunto, no âmbito da estratégia do Governo de Queensland para mobilizar capital privado e acelerar projetos prioritários da transição energética.
Mais lidas