Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Georgios Papadimitriou vai ser COO da área de energias renováveis da Galp e entra na administração

A Galp nomeou Georgios Papadimitriou para o cargo de COO da área de “renewables & new businesses”. Este responsável foi ainda nomeado como membro do Conselho de Administração e da Comissão Executiva. Javier Cavada Camino é também uma novidade para a administração.

A gestora alemã comprou à Galp 75% da Galp Gás Natural Distribuição.
Pedro Zenkl
Negócios jng@negocios.pt 02 de Dezembro de 2021 às 13:33

A Galp nomeou Georgios Papadimitriou para o cargo de COO da área dedicada às energias renováveis (renewables & new businesses). Em informação enviada à CMVM, a empresa portuguesa dá ainda conta da nomeação de Papadimitriou para membro do Conselho de Administração e da Comissão Executiva. 


"Georgios passa a integrar o Conselho de Administração e a Comissão Executiva de Galp a partir de 1 de janeiro de 2022, após uma reconhecida carreira de 22 anos na área da energia e das energias renováveis", indica a nota enviada à CMVM. 


Este responsável desempenhou nos últimos 13 anos funções na Enel Green Power na Europa e na América do Norte, ocupando mais recentemente o cargo de CEO da Enel Green Power North America. "Com a sua entrada na Galp, Georgios aporta à empresa uma vasta experiência internacional e capacidade de liderança nas energias renováveis, que será essencial tanto para acelerar o desenvolvimento da carteira de energias renováveis da Galp, como também a área de Novos Negócios da empresa, como é o caso da cadeia de valor das baterias", indica a cotada portuguesa. 


Nesta nota, Andy Brown, o CEO da Galp, diz estar "entusiasmado por Georgios se juntar à Galp". "A sua impressionante trajetória e capacidade de liderança serão essenciais para o nosso futuro. Ele estará no centro da entrega do novo propósito de Galp, de regenerar o seu futuro, através do seu papel no desenvolvimento de renováveis, novos negócios na área da energia e inovação corporativa." 


Na mesma informação à CMVM, a Galp indica também a nomeação de e Javier Cavada Camino para o Conselho de Administração, como administrador não executivo independente. Javier Cavada Camino integrará a administração a partir de 17 de dezembro. 

Nos últimos anos desempenhou funções de liderança na empresa Wärtsilä e foi CEO da Highview Power. A partir de 1 de janeiro de 2022, ocupará o cargo de CEO da Mitsubishi Power EMEA. "A experiência de Javier e a sua abordagem à inovação serão cruciais para ajudar a orientar a Galp no sentido de desenvolver negócios rentáveis nos domínios das energias renováveis e das novas energias", indica a nota da empresa. 


Paula Amorim, presidente do Conselho de Administração da Galp, acrescenta que "à medida que a Galp regenera o seu futuro com soluções energéticas inovadoras e de baixo carbono, estou confiante de que as nomeações do Georgios e do Javier são mais um passo para reforçar o Conselho de Administração de forma a assegurar que a Galp irá prosperar ao longo da transição energética". 


Estas nomeações serão submetidas para ratificação pelos acionistas na próxima assembleia geral anual.

Ver comentários
Saber mais Galp administração
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio