Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lucro da REN cai 8,1% penalizado pela taxa sobre a energia

A REN registou um lucro de 115,7 milhões de euros em 2018, uma queda impulsionada pelo aumento da carga fiscal.

A REN é outra das cotadas nacionais alvo de interesses a descoberto no PSI-20. O Lansdowne Partners mantém uma participação curta de 1,97% do capital da companhia liderada por Rodrigo Costa. Ainda assim, o 'hedge fund' reduziu de forma significativa a sua aposta negativa, que se situava em 2,72%, em Novembro. A empresa foi uma das poucas que falhou os ganhos do PSI-20 em 2017. Este ano soma perto de 1%.
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 21 de Março de 2019 às 16:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A REN fechou 2018 com lucros de 115,7 milhões de euros, o que equivale a uma queda de 8,1% face ao registado no ano anterior. Os resultados líquidos ficaram assim em linha com o esperado pelos analistas consultados pela Bloomberg.

 

Em comunicado a empresa liderada por Rodrigo Costa justifica esta queda com "uma maior taxa de imposto efetiva a qual, com a manutenção da Contribuição Especial para o Setor Elétrico, ascendeu a 42%".

 

O EBITDA situou-se nos 492,3 milhões de euros, um ligeiro aumento de 1%, impactado pela consolidação da aquisição da REN Portgas e pela Electrogas. 

 

A REN sublinha ainda que em 2018 o custo médio da dívida recuou para 2,2%, um número que compara com os 2,5% registados em 2017. No final do ano passado a maturidade média da dívida ficou em 4,35 anos e reduziu a dívida líquida em 103 milhões de euros.

 

No que toca ao investimento, houve uma desaceleração em novas infraestruturas de gás e eletricidade o que justifica a queda do capex em 21,6% para 121,9 milhões no ano passado. No entanto, a empresa espera que este ano o investimento volte a aumentar.


O conselho de administração da REN vai propor um pagamento de um dividendo de 17,1 cêntimos por ação. Um valor que está em linha com a política de dividendos anunciada no último Capital Markete Day.


(Notícia atualizada às 17:12 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais REN resultados da REN Rodrigo Costa
Mais lidas
Outras Notícias