Energia Moçambique aprova financiamento de bloco de gás participado pela Galp

Moçambique aprova financiamento de bloco de gás participado pela Galp

Com a decisão hoje tomada pelo Conselho de Ministros espera-se que o consórcio, liderado pela italiana ENI, tome a decisão final de investimento nos próximos tempos.
Moçambique aprova financiamento de bloco de gás participado pela Galp
Lusa 16 de maio de 2017 às 19:02

O Governo moçambicano aprovou hoje a estrutura de financiamento para construção da plataforma flutuante para a produção de gás natural pelo consórcio liderado pela italiana ENI, na Área 4 da Bacia do Rovuma, ao largo do norte do país.

 

Em conferência de imprensa no final da sessão semanal do Conselho de Ministros, o porta-voz do órgão, Mouzinho Saíde, declarou que o projecto da plataforma flutuante está orçado em 4,6 mil milhões de dólares.

 

Na mesma sessão, o Conselho de Ministros aprovou ainda o Acordo Directo de Financiamento do Projecto FLNG Coral sul, que será desenvolvido pelo consórcio dirigido pela ENI.

 

Mouzinho Saíde afirmou que a aprovação vai permitir ao consórcio o início das operações na Área 4 da bacia do Rovuma.

 

Com a decisão hoje tomada pelo Conselho de Ministros espera-se que o consórcio tome a decisão final de investimento nos próximos tempos.

 

Apesar de estar presente no consórcio da ENI, através da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), o Governo moçambicano não vai realizar a sua parte do capital no investimento, devido à incapacidade financeira para o efeito, estando ainda por negociar as formas de compensação desse esforço financeiro, que poderá incluir a renúncia aos dividendos durante algum período.

 

A portuguesa Galp é uma das empresas que integram o consórcio liderado pela petrolífera italiana.

 

Além do consórcio da ENI, o consórcio liderado pela norte-americana Anadarko também está em fase de tomada de decisão final de investimento na Área 1 da bacia do Rovuma.

 

Os dois consórcios descobriram nas suas concessões no Rovuma, província de Cabo Delgado, cerca de 200 biliões de pés cúbicos (TCF) de gás natural.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI