Novo embaixador dos EUA quer discutir peso da China nas empresas portuguesas
Numa audição no senado norte-americano, John Arriga fez pontaria às empresas portuguesas com participação chinesa. Gastos com defesa também estão no caderno de encargos.
- 9
- ...
O novo embaixador dos Estados Unidos (EUA) em Portugal, John Arrigo, mostrou-se preocupado com a presença de empresas estatais chinesas em empresas portuguesas estratégicas, como a EDP, REN e Mota-Engil, garantindo que quer debater o tema quando aterrar em Lisboa.
A notícia foi avançada pelo Jornal Económico nesta terça-feira, 22 de julho.
“Será correto que algumas das maiores empresas da China sejam proprietárias de algumas empresas de energia de Portugal? Será correto que algumas empresas de construção da China sejam proprietárias de algumas das maiores empresas de construção em Portugal?”, questionou John Arrigo durante a sua audição de nomeação no Senado dos EUA, na semana passada.
“Gostaria de me sentar e discutir todas as ameaças que temos entre o setor energético, a construção e os gastos com defesa em Portugal, para que faça a sua parte justa”, acrescentou.
John Arrigo foi nomeado diretamente pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Mais lidas