Preços dos combustíveis voltam a ficar inalterados na próxima semana
Os preços do gasóleo e da gasolina não deverão sofrer alterações na próxima semana, terminando o trimestre exatamente ao mesmo nível do que quando o começou.
Os preços dos combustíveis não deverão sofrer alterações a partir da próxima segunda-feira, dia 28 de setembro, num trimestre marcado pela consolidação dos preços, de acordo com os cálculos do Negócios.
        Assim sendo, o preço do gasóleo simples deverá fixar-se nos 1,208 euros por litro, enquanto que o da gasolina simples 95 andará pelos 1,385 euros por litro.  A concretizar-se, o terceiro trimestre deste ano - que termina na próxima semana - será o trimestre mais calmo em termos de alterações de preços deste ano, com as cotações de ambos os ativos a terminarem este ciclo exatamente ao nível em que começaram.  Este cenário não reflete a tendência desta semana da prestação dos preços do petróleo no mercado internacional. O Brent, negociado em Londres e que serve de referência para Portugal, está a caminho de consumar a terceira queda semanal, nas últimas quatro. Isto deve-se às atuais restrições para controlar a pandemia regressam a países como França e Reino Unido, afetando o lado da procura por petróleo.
A concretizar-se, o terceiro trimestre deste ano - que termina na próxima semana - será o trimestre mais calmo em termos de alterações de preços deste ano, com as cotações de ambos os ativos a terminarem este ciclo exatamente ao nível em que começaram.
Este cenário não reflete a tendência desta semana da prestação dos preços do petróleo no mercado internacional. O Brent, negociado em Londres e que serve de referência para Portugal, está a caminho de consumar a terceira queda semanal, nas últimas quatro.
         No acumulado do ano, o preço do gasóleo regista uma queda de 13%, enquanto que na gasolina se observa uma redução de 8%. 
Os cálculos têm por base a evolução destes dois derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Mas o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.
Os novos preços têm em conta as variações calculadas pelo Negócios face ao preço médio praticado em Portugal esta semana e anunciado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Os cálculos do Negócios têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas (ainda que a evolução costume ser semelhante), sendo que os dados disponíveis para o Negócios só estão disponíveis até quinta-feira (faltando um dia de negociação).
Mais lidas