Qual o salário necessário para comprar casa? 6.123 euros na Grande Lisboa, 2.043 em Braga

Para comprar uma casa de 100 metros quadrados, é preciso ganhar quase oito vezes mais no distrito de Lisboa do que na Guarda, com Madeira e Faro à frente do Porto. Em média, os portugueses necessitam de um salário bruto de 3.165 euros.
casas habitacao predios imobiliario lisboa
João Cortesão
Rui Neves 27 de Junho de 2023 às 16:54

Sem ponta de surpresa, é no distrito de Lisboa que é preciso ganhar mais para poder comprar uma casa de 100 metros quadrados. Na região da capital, há que ter um salário mensal bruto de 6.123 euros, ou seja, quase o dobro das duas regiões que fecham o pódio – Madeira (3.573 euros) e Faro (3.495 euros), só depois surgindo o Porto com 3.477 euros.

PUB

 

Em contrapartida, Guarda (771 euros), Portalegre (816) e Castelo Branco (879) são as regiões de Portugal onde é exigido um ordenado mais baixo.

PUB

 

Entre os dois e os três mil euros, estão os distritos de Setúbal (2.692 euros), Aveiro (2.379), Évora (2.316) e Braga (2.043).

PUB

 

A média nacional de salário mínimo bruto para um crédito de um imóvel de 100 metros quadrados é de 3.147 euros.

 

PUB

As conclusões são da HelloSafe (https://hellosafe.pt/credito-habitacao/salario-credito-habitacao), plataforma que permite comparar produtos financeiros, num estudo em que calculou a hipótese de um crédito habitação para um imóvel com esta área.

 

"Com a média do metro quadrado em cada distrito e região de Portugal, nós obtivemos o preço médio de um imóvel com essa dimensão e simulamos um crédito imobiliário com taxa fixa de 3,5% e com uma duração de 25 anos", explica a HelloSafe, que considerou, para o efeito, uma participação pessoal de 10% do valor do imóvel, o mínimo exigido pelos bancos.

PUB

 

"A partir do valor da parcela, multiplicamos por três, para chegar ao salário necessário para ter a aprovação ao crédito", refere.

 

PUB

"Com um salário bruto médio de 3.165 euros para adquirir uma casa de 100 metros quadrados  em Portugal, fica evidente que o mercado imobiliário no país apresenta desafios financeiros significativos para as famílias. As diferenças regionais também destacam a necessidade de considerar cuidadosamente a localização e os custos envolvidos na compra de imóveis. É fundamental que os compradores avaliem suas capacidades financeiras e explorem opções de crédito adequadas antes de realizar esse importante investimento", afirma Silvana Theodoro, analista da HelloSafe Portugal.

 

Saber mais sobre...
Saber mais salário casa hellosafe lisboa porto
Pub
Pub
Pub