Investimento em imobiliário comercial poderá atingir fasquia dos mil milhões
As perspectivas da CBRE indicam que 2015 será um ano de recordes no que respeita ao investimento em imobiliário comercial. A fasquia dos mil milhões só não foi ultrapassada em 2014 porque o fecho de grandes negócios foi adiado para este semestre.
O investimento imobiliário comercial português deverá atingir os mil milhões de euros em 2015. A perspectiva foi avançada pelo director-geral da consultora imobiliária CBRE, Francisco Horta e Costa.
Já 2014 tinha sido um ano de recorde a esse nível, com um volume de investimento de 850 milhões de euros. O valor só não foi melhor porque grandes negócios resvalaram para o primeiro semestre de 2015.
No ano passado, só a CBRE transaccionou 61 mil metros quadrados. Os investidores chineses representaram metade desse total.
"Há uma maré de investimento muito significativa em Portugal", admite. A aposta já se começa a sentir em áreas mais secundárias da capital, seja no ramo dos escritórios, dos centros comerciais ou dos activos logísticos. A reabilitação urbana – seja para fins hoteleiros ou residenciais – é outra "tendência que veio para ficar".
A consultora fechou 2014 com os "melhores resultados dos últimos sete anos", levando a um reforço de 15 elementos na sua equipa. São agora 50 os seus colaboradores.
Mais lidas