Novo Workplace de 60 milhões no Porto vai nascer em Francos
A portuguesa MAP Real Estate estreia-se no mercado com a construção do edifício de escritórios Francos Workplace, projeto liderado pela promotora internacional Osborne+Co, que deverá começar a nascer na próxima primavera.
- 1
- ...
Na Rua da Travagem, junto à estação de metro de Francos, no Porto, vai nascer um novo edifício de escritórios “disruptivo”, garante o consórcio promotor.
O projeto contempla mais de 18 mil metros quadrados de área bruta de construção, distribuídos por escritórios, espaços de colaboração e “coworking”, zonas de lazer e entretenimento, assim como áreas de restauração e bem-estar.
Com “início da construção previsto para o segundo trimestre de 2026, de momento o projeto encontra-se na fase de licenciamento, com a OpenBook a desenvolver o projeto de arquitetura a ser submetido para aprovação da Câmara do Porto”, explicou ao Negócios fonte oficial da MAP Real Estate.
Orçado “em cerca de 60 milhões de euros”, o investimento neste projeto é liderado pela reconhecida promotora internacional Osborne+Co, contando com a participação daquela subsidiária do MAP Group e o envolvimento de “investidores de referência” como a Urbanitae, a Lifestyle Leisure Limited e a Adriparte.
A edificar junto às avenidas de Sidónio Pais e da Boavista, numa área urbana caracterizada pelo crescente desenvolvimento empresarial, o projeto batizado de Francos Workplace assinala “a entrada formal” da MAP Real Estate no mercado.
“Apoiamos a promoção imobiliária não só com capital, mas com conhecimento técnico e estratégico que permite validar os pressupostos dos projetos desde o primeiro momento. Ao investir lado a lado, ajudamos a mitigar riscos, acelerar decisões e criar as condições certas para transformar boas ideias em ativos com valor real no mercado. A nossa estreia no Francos Workplace é um exemplo paradigmático do valor que queremos acrescentar ao mercado.” afirma José Rui Meneses e Castro, Co-CEO do MAP Group.
“O Francos Workplace é apenas o início de um caminho que queremos traçar com consistência e ambição”, enfatiza Matilde Mendes, diretora de desenvolvimento da MAP Real Estate.
Fundada em janeiro de 2013 por dois colegas de curso na licenciatura em Engenharia Civil (1996-2001) no Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, Diogo Guerra Abecasis e José Rui Meneses e Castro, aos quais se juntou no ano seguinte a “holding” de investimento e capital de risco The Edge, a MAP Engenheira transformou-se, no final do ano passado, em MAP Group, que contempla seis áreas de negócio.
No seu currículo, o grupo liderado por Abecasis e Castro apresenta empreendimentos como o condomínio residencial Jardins Altear, em Lisboa, o Carmo Convent Hotel, em Évora, a construção da primeira faculdade privada de Medicina para a Universidade Católica, e a fábrica de queijo Vale da Estrela, em Mangualde, criada por Jorge Coelho, o histórico dirigente socialista falecido há quatro anos.
Mais lidas