Imobiliário Sonae Sierra poupa 25 milhões com gestão sustentável

Sonae Sierra poupa 25 milhões com gestão sustentável

As medidas de ecoeficiência implementada pela Sonae Sierra no seu universo de centros comerciais, espalhados pelo mundo inteiro, permitiu ao maior grupo português do setor evitar cerca de 25 milhões de euros em custos operacionais no ano passado.
Sonae Sierra poupa 25 milhões com gestão sustentável
Pedro Elias/Negócios
Rui Neves 22 de abril de 2019 às 11:48

O desempenho de sustentabilidade da Sonae Sierra, através de medidas de eficiência energética, redução do consumo de água e reciclagem de resíduos, permitiu ao maior grupo português de "shoppings" evitar cerca de 25 milhões de euros em custos operacionais em 2018, "ano em que a empresa apresentou também resultados financeiros muito positivos", realça a companhia do grupo Sonae.

 

"Estes resultados demonstram o sólido desempenho da Sonae Sierra e a implementação bem-sucedida da sua estratégia, a par da capacidade da empresa de criar valor partilhado através de respostas a desafios relacionados com a sustentabilidade", defende a companhia, em comunicado.

 

Em 2018, revela, a empresa melhorou a ecoeficiência dos seus centros comerciais na maioria dos indicadores-chave, "tendo cumprido neste ano 86% dos seus objetivos de sustentabilidade". Por exemplo, adiantou, reduziu as emissões de gases com efeito de estufa em 9,1% e o consumo de eletricidade em 2,8%, enquanto a percentagem de reciclagem de resíduos cresceu 3%.

 

Comparativamente com anos anteriores, a Sonae Sierra garante que melhorou em 21% a eficiência na utilização de água, desde 2003, e melhorou em 49% a eficiência no consumo de eletricidade desde 2002. 

 

Já a taxa de reciclagem terá aumentado 248% desde 2002, a percentagem de resíduos enviados para aterro diminuído 69% desde 2007, e a emissão de gases com efeito de estufa reduzido em 81% desde 2005.

 

Em matéria de segurança e saúde, a Sonae Sierra afiança que reduziu a severidade dos acidentes de trabalho e doenças profissionais em 86%, desde 2005.

 

A nível operacional, a Sonae Sierra fechou o ano de 2018 com lucros de 110 milhões de euros, o que traduz um aumento de 100 mil euros em relação ao ano anterior.

 

Com escritórios em 11 países, fornecendo serviços em geografias tão diversas como Portugal, Alemanha, Argélia, Brasil, Colômbia, Eslováquia, Espanha, Grécia, Itália, Marrocos, Roménia, Rússia e Tunísia, a Sonae Sierra é proprietária de 42 centros comerciais com um valor de mercado de cerca de sete mil milhões de euros, gere e/ou comercializa 82 "shoppings", detendo mais de 9.300 contratos com lojistas.

 

Atualmente, a Sonae Sierra tem 14 projetos em desenvolvimento, incluindo nove para clientes.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI