Efacec em falência técnica e com prejuízo de 55 milhões

Empresa revela uma degradação acelerada das contas em comparação com período homólogo de 2021, quanto tinha apresentado um prejuízo de 15 milhões.
Efacec
Paulo Duarte
Negócios 21 de Setembro de 2022 às 08:38

Um prejuízo consolidado de 55 milhões de euros no primeiro semestre de 2022 terá empurrado o capital da Efaec para os 54 milhões de euros negativos, colocando a empresa em falência técnica no final de junho. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Eco.

PUB

Segundo o relatório de contas dos primeiros seis meses do ano da empresa, ao qual o jornal teve acesso, a atividade operacional da Efacec degradou-se "de forma acelerada" neste período. Em primeiro lugar, as vendas ficaram pelos 80 milhões e euros, menos 53 milhões desde que no período homólogo.

Além disso, o resultado operacional no primeiro semestre do ano foi negativo, em 52,9 milhões de euros, quando em junho de 2021 a Efacec tinha registado um prejuízo operacional de cerca de nove milhões; e a dívida (corrente e não corrente) já ultrapassa os 220 milhões, além de passivo relativo a fornecedores, da ordem dos 83 milhões.

PUB

A empresa está num processo de reprivatização desde julho de 2020, quando o Governo nacionalizou 71,73% da companhia industrial. Entre a venda à construtora DST, a necessidade de intervenção do Banco de Fomento e autorizações da Comissão Europeia por cumprir, a Efacec encontra-se numa corrida "contra o tempo", relata o Eco.

Pub
Pub
Pub