Governo associa-se a empresas para delinear estratégia para a indústria

O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, adiantou esta terça-feira que o Governo criou um “comité estratégico”, bem como grupos de trabalho para debater medidas e identificar prioridades no sector industrial.
joão vasconcelos
Miguel Baltazar/Negócios
Alexandra Noronha 19 de Abril de 2016 às 14:50

O Governo associou-se a empresas como a Altice, a Bosch, a Google, a Huawei, a Siemens e a Volkswagen para a criação de um comité estratégico "que se reúne pelo primeira vez esta semana em torno do tema Indústria 4.0", avançou esta terça-feira, 19 de Abril, o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos (na foto).

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A estas empresas juntam-se entidades como a Cotec, a CIP, o IAPMEI e o Turismo de Portugal. O governante salientou que "depois de termos aprendido com a análise rigorosa que fizemos ao trabalho que outros países fizeram, agora é hora de perceber as necessidades concretas das empresas portuguesas".

E para isso, o Executivo, "está a criar grupos de trabalho para o sector automóvel, moldes, retalho e moda, turismo e da agro-indústria. Daqui a dois dias quatro grupos irão começar a trabalhar sob a coordenação do Ministério da Economia para propor medidas a identificar prioridades no âmbito da Indústria 4.0", salientou o secretário de Estado. 

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João Vasconcelos, que falou no Porto, durante a conferência "Competitividade em Portugal", organizada pelo Negócios e pela EY, adiantou que a primeira reunião destas estruturas terá lugar na próxima quinta-feira, 21, na fábrica da Vista Alegre.

O governante revelou ainda que estes grupos são "compostos exclusivamente por empresários, de grandes empresas a start-ups". E recordou que "esta é a primeira revolução industrial em que a nossa localização não importa".

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João Vasconcelos elogiou o comportamento das start-ups portuguesas e deu conta da sua capacidade de criar emprego e avançar com a internacionalização. Entre os exemplos que deu, de como as tecnologias estão a mudar o mundo, o secretário de Estado falou da marca de calçado Luís Onofre, que já vende mais na loja online do que na física, em Lisboa.

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