Alemães notificam Concorrência da compra de 49% da empresa de dispositivos médicos das irmãs Andrade
A empresa das irmãs Andrade, fundada por Albino Dias de Andrade em 1975, com sede em Paços de Ferreira e que emprega mais de 420 pessoas, continuará a ser liderada pela suas netas após a venda de quase metade do capital da fabricante de dispositivos médicos ao grupo germânico.
Marta (CEO), Sara e Matilde Andrade, netas do fundador da ADA – Albino Dias de Andrade, que assumiram a gestão do cinquentenário grupo aquando da morte do pai, em fevereiro de 2023, firmaram a venda de 49% do capital da produtora de dispositivos médicos à Rau-Be Beteiligungen GMBH, “holding” austríaca do grupo alemão Lohmann & Rauscher (L&R).
“Sujeita à aprovação das autoridades competentes, a transação deverá ser concluída no terceiro trimestre de 2025”, avançava o grupo alemão, em comunicado divulgado a 4 de julho, onde adiantava que em causa está a compra de 49% do capital da empresa, mas sem revelar o valor da operação.
“Com a sua tecnologia de produção avançada, ‘know-how’ especializado e gestão empresarial rentável, bem como os seus produtos de gaze e tecido não tecido ‘made in Europe’, é um ‘player’ indispensável no setor e o parceiro ideal”, sublinhava Holger Maegdefrau, CFO da L&R, citado no comunicado.
“Graças a esta parceria, podemos explorar de forma crescente os mercados português e espanhol. Além disso, esta cooperação reforça a nossa posição no mercado europeu como um todo, ao mesmo tempo que garante a nossa capacidade produtiva na Europa e a capacidade de fornecimento de produtos de gaze e tecido não tecido”, enfatizava Holger Maegdefrau.
Apresentando-se como o maior produtor europeu de tecidos médicos, compressas de gaze e tecido não tecido, ligaduras e soluções para incontinência, o grupo ADA tem seis polos produtivos em três localizações – Santo Tirso, Felgueiras e Paços de Ferreira, onde está sediada, e emprega mais de 420 pessoas.
As exportações para 40 países geraram mais de 50% de uma faturação consolidada de cerca de 48 milhões de euros registada pelo grupo pacense no ano passado.
Já o grupo Lohmann & Rauscher (L&R ), criado em 1988 a partir da fusão da Lohmann (fundada em 1851) e Rauscher (1899), opera nos segmentos de tratamento de feridas, produtos cirúrgicos e sistemas de compressão, emprega cerca de 5.700 pessoas e fechou o último exercício com um volume de negócios de 812,7 milhões de euros.
Para Marta Andrade, que mantém-se no cargo de CEO, “esta parceria representa um momento de enorme orgulho”, considerando que é “o reconhecimento de um percurso construído com qualidade, responsabilidade e resiliência industrial”.
“A história da ADA começou com o meu avô, Albino Dias de Andrade, e foi verdadeiramente impulsionada pelo meu pai — um homem de visão, rigor e fé na indústria europeia, que lançou as bases de tudo o que somos hoje. Atualmente, ao lado das minhas irmãs, continuamos esta missão com dedicação e determinação”, enfatizava Marta Andrade, no mesmo comunicado.
Mais lidas