Atlanticeagle “pesca” Atleta de Lé, o maior do PRR
O ministro José Manuel Fernandes visita esta segunda-feira o “Atleta”, nome do navio que corporiza o maior apoio concedido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ao setor das pescas em Portugal, que está a ser construído nos estaleiros navais da Figueira da Foz.
António Lé, que é o maior armador português da pesca de cerco em Portugal, escolheu a Atlanticeagle Shipbuilding para construir a sua mais recente e moderna embarcação, o Atleta, “navio inovador em termos de tecnologia, design, operacionalidade, segurança e comodidade para as tripulações”, enalteceu Bruno Costa, sócio-gerente da concessionária dos estaleiros navais da Figueira da Foz, em declarações ao Negócios.
O valor do contrato é de cerca de 2,7 milhões de euros, dos quais 2,2 milhões são elegíveis em sede de Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo sido contemplado com um apoio da ordem dos 880 mil euros, o que faz do Atleta o projeto que absorveu o maior apoio da “bazuca” europeia ao setor das pescas em Portugal.
“Prevê-se que seja uma referência para os armadores de pesca em Portugal e na Europa e um ponto de viragem para futuras construções - ponte com visão 360°, acomodações espaçosas e confortáveis, amplo espaço de convés para trabalho e armazenamento do pescado, equipamentos topos de gama, etc.”, elencou Bruno Costa.
O Atleta é totalmente construído em alumínio. “O nosso estaleiro é reconhecido pela construção em alumínio e de elevada qualidade, uma valência que queremos exponenciar”, sinalizou o mesmo gestor, lembrando que os catamarans da Transtejo que atravessam o Tejo há muitos anos são em alumínio e foram construídos nestes estaleiros.
“Este material está a ter uma procura crescente para este tipo de navios e outros, como o de transporte de passageiros, lanchas militares de fiscalização, etc.”, realçou.
Os trabalhos de construção do maior projeto do PRR nacional no âmbito das pescas vão ser alvo de uma visita, na tarde desta segunda-feira, 24 de novembro, por uma comitiva liderada pelo ministro da Agricultura e Mar, que contará ainda, entre outros, com o secretário de Estado das Pescas e o presidente da Câmara da Figueira da Foz.
Entretanto, a Atlanticeagle Shipbuilding está também a construir “uma ponte de comando nova, em alumínio, para outro navio, o Mar Eterno, no valor de 380 mil euros”, do mesmo armador, António Lé, com quem se encontra ainda “em negociações para a construção de mais dois navios semelhantes” ao Atleta, revelou Bruno Costa.
Mais lidas