Sueca Boliden conclui financiamento para a compra da mina alentejana de Neves-Corvo
A empresa angariou o capital necessário através da emissão de 700 milhões de euros em dívida verde, um aumento de capital e a suspensão de distribuição de dividendos em 2025.
A Boliden anunciou, esta quarta-feira, que conseguiu concluir o financiamento para avançar com a compra das minas de Neves-Corvo, em Castro Verde, e de Zinkgruvan, na Suécia. A operação, revelada em dezembro do ano passado, já tinha sido concluída no mês passado, com a companhia sueca a pagar 1,4 mil milhões de dólares pelas duas minas - a que poderão acrescer 150 milhões de dólares em função do cumprimento de certas condições, bem como os preços do cobre e zinco.
O financiamento foi obtido através da emissão de 700 milhões de euros em dívida verde, bem como através de um aumento de capital e a suspensão da distribuição de dividendos em 2025. Para o CFO da empresa, Håkan Gabrielsson, "a aquisição da Somincor e da Zinkgruvan é essencial para o desenvolvimento a longo prazo da Boliden", explica citado em comunicado.
Constituída em 24 de julho de 1980, a Somincor é a concessionária da mina de Neves-Corvo, que produz, sobretudo, concentrados de cobre e de zinco, assim como prata e chumbo, e onde trabalham cerca de 2.000 pessoas. A empresa é uma subsidiária, há quase 20 anos, do grupo sueco-canadiano Lundin Mining, sendo a maior mina de zinco na Europa e a sexta maior de cobre também no continente europeu, além de ser a maior empregadora da região.
Em entrevista ao Negócios, realizada em inícios de fevereiro, o CEO da Boliden, Mikael Staffas, revelou que o número de trabalhadores vai manter-se inalterado, mas não descartou ajustar a força de laboral no futuro. Com esta aquisição, a empresa sueca tem como principais objetivos aumentar a segurança, erradicando acidentes fatias, torná-la numa mina de "classe mundial" e aumentar a produtividade.
No ano passado, foram produzidas em Neves-Corvo um total de 108.812 toneladas de zinco e 33.823 toneladas de cobre.
Mais lidas