Mário Ferreira poderá ter de pagar 43,6 milhões pela TVI
A oferta pública de aquisição (OPA) da Cofina sobre a Media Capital, lançada em setembro de 2019 e cuja última modificação, a 12 de agosto do ano passado, propunha uma contrapartida de 0,415 euros por ação, terá, afinal, um preço mínimo fixado em 0,725 euros, de acordo com a decisão do auditor independente, comunicada esta terça-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O auditor refere no relatório que “[em] nossa opinião, o valor do capital próprio da Media Capital ascende a 61.313.995 euros, o que representa cerca de 0,725 euros por cada ação”.
PUB
Assim, com este valor, a OPA concorrente lançada pela Pluris, de Mário Ferreira, terá sempre de ser superior em 2% à contrapartida oferecida pela Cofina, pelo que a contrapartida é fixada em 0,7395 euros por ação.
A Cofina, dona do Negócios, Correio da Manhã, Sábado, CMTV e Record, indicou a 12 de agosto que a sua OPA “se dirige, em primeiro lugar, à aquisição das ações apresentadas no anúncio preliminar originário, ou seja, 4.485.573 ações, representativas de 5,31% do capital social”, mas, “por efeito da modificação da oferta, passou a dirigir-se também a 80.027.607 ações, representativas de 94,69% do capital visado, desde que, nomeadamente, o auditor independente não fixasse um valor unitário de contrapartida que exceda o montante de 0,415 euros por ação”. Como o valor foi superior, a Cofina tem agora três dias para informar se pretende ou não renunciar a esta componente da oferta.
PUB
O valor agora fixado para a oferta da Pluris – que ainda aguarda parecer da ERC – supera em 10,37% os 67 cêntimos propostos no anúncio preliminar da OPA. Na altura, o valor oferecido coincidia com o preço a que o grupo de investidores individuais comprou a participação de 64,47% à Prisa.
Caso todos os investidores individuais, que incluem Cristina Ferreira, Tony Carreira, o grupo Triun, do empresário Paulo Gaspar (da Lusiaves) e a CIN, decidam vender as suas ações, a Pluris terá de desembolsar 43,6 milhões de euros por uma participação que custou aos minoritários 36,8 milhões de euros. A Triun é o segundo maior acionista da Media Capital, com 23%. Já a parte dos 5% da Cofina representam um esforço de 3,25 milhões.
PUB
PUB
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Triun Cofina Mário Ferreira TVI Media Capital OPA Comissão do Mercado de Valores Mobiliários PlurisMais lidas
O Negócios recomenda