Paramount compromete-se a pagar 2,8 mil milhões se Warner rasgar acordo com Netflix
A Paramount Skydance continua a apostar as fichas todas na compra da Warner Bros. e fez esta terça-feira uma nova investida hostil, de forma a atrair os acionistas para a sua proposta em detrimento da rival Netflix. A empresa liderada por David Ellison anunciou que está disposta a pagar a taxa de rescisão de 2,8 mil milhões de dólares que o estúdio centenário acordou com a gigante do streaming caso o acordo acabe por não chegar a bom porto, mostrando-se ainda disponível para apoiar o refinanciamento da dívida da Warner Bros. e para pagar as taxas de 1,5 mil milhões associadas a este processo, caso seja necessário.
O conglomerado de media norte-americano, que detém a CBS, está tão confiante que vai conseguir a aprovação dos reguladores rapidamente que se predispõe a pagar uma "taxa de espera" aos acionistas da Warner Bros. de 25 cêntimos por ação por cada trimestre que a transação não for concluída a partir de 2027. Apesar das investidas agressivas da Paramount Skydance, o estúdio tem vindo a rejeitar reiteradamente as propostas da concorrente e já anunciou que vai pedir aos seus acionistas para votarem o acordo com a Netflix até abril deste ano.
PUB
Parte da estratégia da Paramount passa para mostrar que a sua proposta tem uma vantagem em relação à da Netflix em termos de aprovação regulatória. A empresa de David Ellison informa, num comunicado lançado esta terça-feira, que já respondeu a um segundo pedido de informações por parte do Departamento de Justiça sobre a sua oferta, tendo os reguladores 10 dias para dar uma resposta ao conglomerado de media.
Por agora, a proposta da Netflix para comprar o estúdios e os serviços de streaming da Warner Bros. - a HBO Max - está nos 27,75 dólares por ação, um valor que se traduz em 82,7 mil milhões de dólares. Já a oferta da Paramount fixa-se nos 30 dólares por título ou 108,4 mil milhões, dos quais 43,6 mil milhões vêm da parte da família Ellison, enquanto 54 mil milhões serão obtidos através de empréstimos.
A luta pelo valioso reportório da Warner Bros. está assim cada vez mais intensa. No portefólio, o estúdio centenário conta com grandes franquias como a do Harry Potter, a de Game Thrones e a DC Comics - a maior rival da Marvel, detida pela Disney. Tanto as ações da Paramount como da Warner Bros. estão a acelerar 1,58% e 1,93%, respetivamente. Já as da Netflix ganham 3,28%, sugerindo que os investidores que estavam mais céticos em relação a esta compra podem estar satisfeitos com a proposta mais aliciante da rival que detém a CBS.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda