Pedro Morais Leitão deverá ser o novo CEO da Media Capital
O gestor Pedro Morais Leitão deverá ser nomeado como novo presidente executivo do Grupo Media Capital, substituindo no cargo Luís Cunha Velho, que desempenha o cargo de CEO interino desde novembro de 2020.
PUB
As mudanças nos órgãos sociais da empresa dona da TVI e CNN Portugal deverá ser comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) em breve, segundo informação recolhida pelo Negócios.
Pedro Morais Leitão, que desempenha atualmente o cargo de CEO da Prio, deverá regressar assim à Media Capital, onde desempenhou funções de administrador da Media Capital Multimédia e foi responsável pela fundação do portal IOL.
PUB
É licenciado em Gestão pela Universidade Católica e detém um mestrado em Gestão pela Northwestern University, tendo passado por empresas como a consultora McKinsey, a Sonae Distribuição ou a LeYa.
Em 2010, Pedro Morais Leitão viu-se também envolvido numa polémica em Angola que culminou na sua detenção. O gestor português esteve detido várias semanas devido a uma queixa feita por um dos sócios da empresa onde era administrador, a Garantia Seguro. A alteração nos órgãos sociais da Media Capital deverá culminar também em mexidas em alguns cargos intermédios das estações televisivas TVI e CNN Portugal. CEO interino há mais de um ano Luís Cunha Velho, que foi diretor-geral da TVI e que colaborava como assessor do Conselho de Administração da Media Capital, assumiu a presidência executiva do grupo, como interino, em novembro de 2020. Na altura, em comunicado enviado à CMVM, a dona da TVI e CNN Portugal explicava que o cargo seria exercido por Luís Cunha Velho "transitoriamente", de forma a dar "tempo para que a nova estrutura acionista proceda à escolha de uma solução de gestão executiva definitiva". A alteração foi desencadeada pela saída da Prisa da Media Capital e consequente entrada do empresário Mário Ferreira, através da Pluris Investments,como maior acionista. Esta tarde, a Media Capital indicou, em comunicado à CMVM, que "vem informar que não foi proposta ou aprovada qualquer alteração nos órgãos sociais da Sociedade, designadamente, relativamente às funções de Administrador Delegado". (Notícia atualizada às 16:51 na sequência de comunicado da Media Capital; Notícia atualizada Às 13:07 após o Negócios apurar que as negociações para o regresso de Pedro Morais Leitão ainda estão a decorrer)
A alteração nos órgãos sociais da Media Capital deverá culminar também em mexidas em alguns cargos intermédios das estações televisivas TVI e CNN Portugal.
PUB
CEO interino há mais de um ano
Luís Cunha Velho, que foi diretor-geral da TVI e que colaborava como assessor do Conselho de Administração da Media Capital, assumiu a presidência executiva do grupo, como interino, em novembro de 2020.
Na altura, em comunicado enviado à CMVM, a dona da TVI e CNN Portugal explicava que o cargo seria exercido por Luís Cunha Velho "transitoriamente", de forma a dar "tempo para que a nova estrutura acionista proceda à escolha de uma solução de gestão executiva definitiva".
PUB
A alteração foi desencadeada pela saída da Prisa da Media Capital e consequente entrada do empresário Mário Ferreira, através da Pluris Investments,como maior acionista.
Esta tarde, a Media Capital indicou, em comunicado à CMVM, que "vem informar que não foi proposta ou aprovada qualquer alteração nos órgãos sociais da Sociedade, designadamente, relativamente às funções de Administrador Delegado".
Saber mais sobre...
Saber mais Pedro Morais Leitão Luís Cunha Velho Grupo Media Capital TVI CNN Portugal mediaMais lidas
O Negócios recomenda