Futuro acionista da Impresa apoia Paramount na disputa pela Warner Bros
Berlusconi alertou que a indústria de media na Europa enfrenta uma pressão “terrível” do que classifica como “monstros da web”, argumentando que as plataformas digitais globais beneficiam de impostos mais baixos e dados de audiência autocertificados que lhes dão vantagens estruturais sobre as emissoras.
A Media For Europe (MFE) - um dos maiores grupos de media da Europa, que é controlado pela família Berlusconi e que se prepara para adquirir uma participação de 32,9% no capital da portuguesa Impresa - favorece a Paramount Skydance Corp. na sua oferta hostil de 108,4 mil milhões de dólares pela Warner Bros. Discovery, alertando que a oferta rival da Netflix reduziria a concorrência no entretenimento.
"Este negócio é muito importante para a indústria global de media", afirmou Pier Silvio Berlusconi, diretor executivo da MFE, citado pela Bloomberg. "Eu inclino-me para a Paramount simplesmente por uma maior concorrência no mundo OTT ['over-the-top']: além da Netflix, Amazon e Disney, com a Paramount haveria quatro grandes 'players' OTT em vez de três".
A MFE, também conhecida como Mediaset, é a emissora fundada pelo falecido Silvio Berlusconi. Entre os seus ativos incluem-se canais italianos e espanhóis, bem como a alemã ProSiebenSat.1 Media SE. A empresa tornou-se um veículo para a tentativa da família de construir um rival pan-europeu aos gigantes americanos do streaming.
No final do mês passado ficou fechada a entrada da empresa italiana no capital da Impresa, através de um aumento de capital em que serão emitidas 82,5 milhões de ações do grupo dono da Sic e do Expresso por cerca de 17,3 milhões de euros. A MFE diz que a operação será financiada com recursos próprios e que não deverá ter impacto nas contas do atual exercício fiscal.
Em simultâneo, está a decorrer nos EUA uma luta pela Warner Bros, que concordou em vender os seus estúdios e negócios de streaming, incluindo a HBO, à Netflix por 27,75 dólares por ação, enquanto separava a CNN, a TNT e outras redes de cabo numa nova entidade chamada Discovery Global. A Paramount respondeu com uma oferta hostil de 30 dólares por ação para todo o grupo.
A licitação dividiu opiniões em Washington, com os republicanos a instarem o presidente Donald Trump a bloquear a aquisição da Netflix e alguns democratas a criticarem o financiamento soberano do Médio Oriente por trás da oferta da Paramount.
Berlusconi disse que essas batalhas políticas não influenciam a visão da MFE, que descreveu como focada exclusivamente em evitar a concentração excessiva entre plataformas globais.
Berlusconi alertou que a indústria de media na Europa enfrenta uma pressão “terrível” do que classifica como “monstros da web”, argumentando que as plataformas digitais globais beneficiam de impostos mais baixos e dados de audiência autocertificados que lhes dão vantagens estruturais sobre as emissoras.
Disse ainda que esses desequilíbrios já pesam sobre os media europeus e correm o risco de piorar sem novas regras para garantir a concorrência leal.
Mais lidas