Media Helena Garrido e Cândida Pinto integram direcção paritária da RTP

Helena Garrido e Cândida Pinto integram direcção paritária da RTP

A ex-directora do Negócios e a editora de Internacional da SIC vão integrar a direcção da RTP que é liderada por Maria Flor Pedroso. A nova direcção terá oito membros e será paritária, com quatro mulheres e quatro homens.
Helena Garrido e Cândida Pinto integram direcção paritária da RTP
Pedro Simões
Negócios 09 de novembro de 2018 às 18:51
A nova direcção de informação da RTP vai contar com Helena Garrido e Cândida Pinto, uma informação avançada pelo Jornal de Notícias e já confirmada por vários meios de comunicação. Helena Garrido, que foi directora do Negócios entre finais de 2013 e o início de 2016, e Cândida Pinto, que era editora de Internacional na SIC, vão integrar a equipa liderada por Maria Flor Pedroso, que é desde 12 de Outubro directora de informação do canal público em substituição de Paulo Dentinho. 

O Conselho de Administração do canal público aprovou a nova direcção que será composta por oito elementos. Helena Garrido e Cândida Pinto juntam-se a António José Teixeira e Hugo Gilberto como directores adjuntos da estação pública, enquanto Alexandre Brito, Joana Garcia e Rui Romano assumem funções de subdirectores. Com quatro homens e quatro mulheres, a equipa será paritária. 

De acordo com o Observador, Cândida Pinto vai desvincular-se da SIC para assumir funções até ao final deste mês para ficar responsável pela informação não diária e grandes reportagens.

Em comunicado, enviado à Lusa, a RTP adiantou que "recebeu e aceitou a proposta de composição da direção de informação da televisão, apresentada pela diretora de informação".

O mesmo comunicado detalhou ainda que "o Conselho de Administração irá iniciar os procedimentos necessários à nomeação da nova equipa".

O Conselho de Administração da RTP anunciou em 12 de outubro que tinha nomeado a jornalista Maria Flor Pedroso para o cargo de diretora de informação da RTP, substituindo Paulo Dentinho.

"O diretor de informação da RTP colocou o seu lugar à disposição do Conselho de Administração" e o órgão liderado por Gonçalo Reis "decidiu aceitar a disponibilidade e substituir Paulo Dentinho como diretor de informação da RTP", referiu a empresa em comunicado.

"O Conselho de Administração da RTP decidiu nomear a jornalista Maria Flor Pedroso para o cargo de Diretora de Informação de Televisão da RTP, tendo iniciado o processo formal de recolha de pareceres junto da ERC [Entidade Reguladora para a Comunicação Social] e do Conselho de Redação da RTP", concluiu.



pub