Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

RTP propõe alargar RTP África e canais de rádio à TDT

O presidente da RTP, Gonçalo Reis, saúda a proposta do Governo e do Bloco de introduzir mais canais da estação pública na TDT. O gestor sublinhou que está disponível para conversar com os legisladores e com os canais privados.

Miguel Baltazar
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 26 de Janeiro de 2016 às 18:08
  • Partilhar artigo
  • ...

Além da RTP3 e da RTP memória, o presidente da administração da RTP sugere a integração da RTP África e de canais de rádio na Televisão Digital Terrestre (TDT).

"Tem-se falado muito na RTP3 e na RTP Memória, mas vale a pena falar também na RTP África e na rádio", disse Gonçalo Reis no Parlamento esta terça-feira, 26 de Janeiro, durante a Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

O gestor sublinhou ainda que os operadores de televisão paga transmitem estações de rádio também, e "com muito pouco espectro poderiam ser transmitidos canais de rádio na TDT".

Nas últimas semanas, o tema da TDT voltou a dominar a agenda do sector dos media, e não só. Além da expansão de canais temáticos da RTP para a TDT fazer parte do programa do Executivo de António Costa, recentemente o Bloco de Esquerda entregou no Parlamento um projecto de lei que visa a introdução de pelo menos dois canais temáticos da estação pública na plataforma digital.

Uma intenção aplaudida pelo conselho de administração da RTP. Segundo Gonçalo Reis, a administração da estação pública "está totalmente disponível para conversar com os legisladores" mas também com "os operadores privados".

Passados poucos dias da apresentação do projecto do BE, a SIC e a TVI emitiram um comunicado conjunto a sublinhar que consideravam "abusiva" a entrada de mais canais da RTP na TDT.

Gonçalo Reis relembrou que apesar de "saudar" a proposta dos bloquistas, "não cabe à RTP definir se é no semestre um ou dois ou no Mux A ou B [bolsa com os actuais canais em sinal digital aberto]". Mas "dizemos sim, mesmo que tenhas custos", disse Gonçalo Reis, acrescentado que posteriormente encontrariam uma maneira de conseguir mitigar estes custos.

Além de beneficiar os cerca de um milhão de portugueses sem televisão paga, esta medida "é uma grande oportunidade para promover conteúdos nacionais", frisou.

A comissão de administração da RTP está a ser ouvida no parlamento no âmbito da discussão do plano de actividades e orçamento para 2016 apresentado recentemente. Esta é a primeira vez que os membros do "board" da RTP estão a ser ouvidos na actual legislatura.

Ver comentários
Saber mais RTP RTP3 RTP África RTP Memória Gonçalo Reis Parlamento TDT
Outras Notícias