O Negócios pergunta. Como é que o Governo vai conseguir fazer aprovar a reforma laboral?
O Negócios desafia os seus leitores a responderem a uma pergunta no canal do WhatsApp sobre como o Executivo de Luís Montenegro poderá levar a reforma laboral para a frente, depois de já ter dito que recusa voltar à "estaca zero".
O Negócios quer saber a opinião dos seus leitores sobre os assuntos mais relevantes da atualidade. Para isso, coloca regularmente questões aos subscritores do canal de WhatsApp.
A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social declarou, dias depois da greve geral, que o Governo rejeita voltar à "estaca zero" na reforma das leis laborais "porque apresentou este anteprojeto legitimado pelo programa eleitoral, pelo programa de Governo e até pelo acordo tripartido que celebrou no ano passado com a Concertação Social, incluindo com a UGT [União Geral de Trabalhadores], e que previa que nós fossemos rever a legislação laboral".
A responsável pela tutela defendeu estar em causa "um conjunto de alterações muito significativas" e que, portanto, "nunca é possível, tecnicamente, começar da estaca-zero". Segundo Rosário Ramalho, o anteprojeto é "uma base de trabalho e não uma coisa acabada", já que "poderia ter sido uma proposta de lei, logo", ou seja é um documento para "construir soluções e as soluções encontram-se a meio do caminho".
Como é que o Governo vai conseguir fazer aprovar a reforma laboral?
Se já segue o nosso canal, participe neste inquérito que começou esta quarta-feira, pelas 16h00. Os resultados serão revelados na próxima segunda-feira, 22 de dezembro. Se ainda não subscreveu, pode fazê-lo e participar aqui.
Mais lidas